Comunicação de Venda Detran MG – Veja as Dicas

Comunicação de Venda Detran MG

Hoje, a nossa pauta principal, na Detran Vias, é a comunicação de venda do Detran MG. Essa comunicação é fundamental para quem deseja transferir o seu veículo para outra pessoa.

Para facilitar essa comunicação, o Detran, geralmente, oferece esse serviço. Ou, ao menos intermedeia. No caso do Detran MG, ele é ofertado, integralmente, ao proprietário do veículo.

Além disso, o órgão oferece, literalmente, dezenas de outros serviços. Tanto para que mé proprietário quanto para quem é, também (ou somente), condutor.

No entanto, devemos nos lembrar que o conhecimento desses serviços não é, apenas, importante. Mas fundamental para que possui um veículo e/ou uma CNH. Afinal, quem concorda em participar de uma atividade, deve, obrigatoriamente, conhecer a legislação que a rege.

Existem várias formas de se solucionar essa questão da comunicação de venda, dentro do site do Detran MG. Essa atitude encontra eco em outras Unidades Federativas.

Assim, preparamos um passo a passo sobre a comunicação de venda Detran MG. Fique com a gente e saiba tudo o que você precisa. Boa leitura.

O QUE É COMUNICAÇÃO DE VENDA DETRAN MG?

Em primeiro lugar, devemos explicar do que se trata a comunicação de venda, no Detran MG. Como já introduzimos é a ferramenta através da qual você informa ao Detran que não detém mais a propriedade do seu carro.

Posteriormente, essa comunicação é repassada a todas as partes interessadas. Desde a Polícia Rodoviária, até a Receita Federal, caso esse veículo estivesse atrelado à alguma empresa.

Essa comunicação é fundamental, especialmente, para o antigo dono do veiculo. Isso o resguarda de diversos problemas futuros.

Dessa maneira, caso o novo proprietário cometa alguma infração (ou algo mais grave) com o veículo, você não precisará responder a nada. E não terá comunicados desagradáveis chegando à sua casa.

Essa comunicação, também, afeta o novo dono. Isso pois ele tem, até, 60 dias para realizar a transferência. Ou terá de pagar taxas e multas. No entanto, a partir do momento da comunicação, o antigo dono não possui qualquer responsabilidade sobre o carro.

Esse processo não é muito complicado de se fazer. Mas merece uma explicação mais aprofundada.

COMO EU FAÇO A COMUNICAÇÃO DE VENDA DE VEÍCULO PELA INTERNET NO DETRAN MG?

Para que você faça a comunicação de venda do seu veículo, é preciso fazer o agendamento online no site do Detran MG. Embora, em alguns municípios, você consiga realizá-lo sem isso, a maior parte dos serviços, junto a Detran MG é agendada.

Essa comunicação, também, pode ser feita em cartório. No entanto, em qualquer caso, você precisa, ter a mão:

  • O requerimento, quando se trata de vendedor de outro estado; Cópia autenticada do Certificado de Registro de Veículo (CRV) Cópia simples do RG do comprador.

Segundo o próprio site do Detran MG, esse procedimento dura, apenas meia hora. E, geralmente, é agendado.

COMO EU SEI SE O VEÍCULO ESTÁ COM COMUNICAÇÃO DE VENDA?

A melhor maneira de saber se um carro possui comunicação de venda é realizando a consulta de situação do veículo. Além disso, você saberá diversas informações importantes sobre ele.Para isso, basta que você tenha em mãos a chapa e o chassi do veículo. Esses e outros dados constam no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).Assim, basta fazer a consulta no site do Detran MG. E, assim dar sequência, ou não, no processo de compra.

COMO EU CANCELO UMA COMUNICAÇÃO DE VENDA?

Ela só pode ser cancelada por quem a fez. Ou seja, pelo vendedor e antigo dono do veículo. Ou, então, pelo seu procurador legal.O site do Detran possui, inclusive, um formulário específico para tal. Assim, como a própria comunicação de venda, é importante realizar esse procedimento, pois ele altera, diretamente, a situação do veículo.Por fim, você deve reconhecer firma. E, em seguida, comparecer a uma unidade do Detran para protocolar o formulário.

COMO EU SEI SE O VEÍCULO POSSUI ALGUMA RESTRIÇÃO?

Novamente, a melhor maneira é através do site do Detran MG. Que, da mesma forma possui um área, exclusiva, para esse tipo de consulta.Nessa consulta, você conhece todas as restrições do veículo. Além de outras informações relevantes. Asim você saberá quais pendências devem ser resolvidas antes da compra. Ou depois, se for de comum acordo.

COMO EU TIRO UMA RESTRIÇÃO ADMINISTRATIVA DO MEU VEÍCULO?

Continuando o assunto do último tópico, essa resolução é bastante simples. Na verdade, ela se mostra como muito mais simples do que se possa imaginar.No entanto, ela não depende, apenas, do proprietário do veículo. Isso pois ele possui uma restrição, que foi aplicado por terceiros. Nesse caso, por uma autoridade judicial.Assim, cabe a essa autoridade dar baixa na restrição administrativa. E essa só é retirada, quando resolvidas as pendências do veículo.Também é possível que essa restrição exista por conta de uma autoridade policial, em razão se uma investigação. Nesses casos, é preciso que a investigação se encerre total ou parcialmente, para que o veículo seja liberado.Antes disso, no possível realizar nenhuma transação comercial com o veículo. Assim, você deve procurar a autoridade que bloqueou o veículo e solicitar a remoção dele.

COMO CONSULTO O HISTÓRICO DO VEÍCULO SEM CUSTO?

Fazer esse tipo de consulta é importante, antes de adquirir qualquer carro. Sendo assim, é importante saber como fazê-lo. E quanto ele vai custar.No caso, você consegue fazer essa consulta no site do Denatran. Para isso, você só precisa do número do Renavam em mãos. Então, a consulta será gratuita.Uma vez no site do Denatran, você deve fazer o seu login. Ou, então, criar uma conta, se for o seu primeiro acesso.

Em seguida, clique em Consulta. E, depois, na guia Veículo. Nessa parte, você deve inserir o número do Renavam do carro. E, também do CPF ou CNPJ do proprietário. Você terá o histórico detalhado do veículo.

Essa consulta é gratuita. No entanto, limitada a 5 vezes para cada usuário. Após isso, é necessário pagamento.

É POSSÍVEL LICENCIAR UM VEÍCULO COM RESTRIÇÃO JUDICIAL?

Não. Para que você possa fazer o licenciamento do veículo, é preciso regularizar a sua situação, antes.A restrição pode ocorrer de diversas maneiras. No entanto, em resumo, ela existe quando o proprietário falta com alguma de suas obrigações, com o financiamento. Na prática, a restrição impede o dono de:

  • Transferir Penhorar Licenciar Circular

Assim, o seu veículo não pode tomar parte em diversas atividades. Atividades que, de outra forma, seriam consideradas corriqueiras. Nesses casos, você deve consultar um advogado para regularizar sua situação ou encontrar uma alternativa.

CONCLUSÃO – COMUNICAÇÃO DE VENDA DETRAN MG

Como mostrado, a comunicação de venda é fundamental, para o processo de transferência. Além de dar maior tranquilidade ao vendedor. Por isso, deve ser feito o quanto antes ao Detran MG.Dessa maneira, o vendedor se isenta da responsabilidade pelo que será feito com, do ou para o veículo.Apesar de ser um processo que muitos vendedores não dão atenção, ele é fundamental em toda e qualquer venda. Pois funciona como uma garantia a mais de que o comprador não atentará contra o nome do vendedor.Muitas vezes, essa é a única garantia. Por isso mesmo, não deve, de maneira alguma, ser negligenciado. Ainda mais por ser um processo simples e rápido.Dessa maneira, esperamos ter ajudado. No entanto, caso tenha ficado alguma dúvida, consulte o Detran MG, para resolvê-la.

Apaixonado por carros e assuntos que envolvem informações automobilísticas.

Deixe o seu comentário

2 × três =