Comunicação de Venda Detran MG – Veja as Dicas

Comunicação de Venda Detran MG

A comunicação de venda Detran MG é um passo muito importante para quem pretende passar seu veículo para outro dono. E o Detran Vias traz, hoje, diversas informações a respeito desse tema.

O Detran MG é um excelente órgão, que fornece a possibilidade de você ter acesso a diversos tipos de serviços. Para quem tem veículos, é crucial saber mais a respeito de tudo que é possível realizar com a ajuda do Detran.

O Departamento de Trânsito do Estado de Minas Gerais traz em seu site, várias soluções para o seu dia a dia, facilitando assim a vida dos condutores. Do mesmo modo que o Detran PE.

Quer saber mais a respeito da comunicação de venda Detran MG? Então, fique conosco e acompanhe agora mais detalhes a respeito desse tema.

O que é comunicação de venda Detran-MG?

A comunicação de venda Detran MG, é um instrumento pelo qual uma pessoa que está vendendo seu veículo, informa ao órgão responsável que não é mais proprietária do mesmo.

É muito importante fazer essa comunicação, justamente pelo fato de que você, como proprietário que está trocando de veículo, se resguarde nesse ato, evitando possíveis problemas.

Com essa comunicação feita, você consegue mais facilmente se resguardar em relação a qualquer coisa que ocorra quando o veículo já estiver em posse de outra pessoa.

Depois que é feita a comunicação de venda, o vendedor se exime da responsabilidade, e o novo dono tem até 60 dias para efetuar a transferência de propriedade. Dessa forma, evita-se incorrer em taxas e multas.

Mas, como exatamente fazer a comunicação de venda? Vamos saber mais agora, e entender como funciona esse processo.

Como fazer comunicação de venda de veículo pela internet MG?

Para realizar a comunicação de venda de veículo, pode ser necessário realizar o agendamento online, a depender do município. Mas essa comunicação também pode ser feita no cartório.

Para fazer a comunicação de venda de veículo, é importante ter em mãos:

  • Requerimento, quando o vendedor é de outro estado;
  • Cópia autenticada do CRV;
  • Xérox da identidade do comprador.

Segundo informações do próprio site do Detran MG, o tempo de espera para a realização desse procedimento é de 30 minutos.

Antes de se dirigir ao local para realizar esse procedimento, é muito importante que você ligue para se informar se é necessário fazer o agendamento naquele posto.

Como saber se o veículo está com comunicação de venda?

Uma das formas mais seguras de saber se o veículo está com comunicação de venda ou mesmo de saber como está a situação como um todo do carro ou moto, é importante realizar a consulta de situação.

Para realizar esse procedimento específico, é preciso ter em mãos o número da placa do carro ou da moto e também o chassi.

Você encontra esses dados com facilidade no documento CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

É muito importante realizar esse procedimento de consulta para saber como está a documentação como um todo, para dar sequência ao que for necessário conforme cada caso.

É possível cancelar um comunicado de venda?

Sim, você pode cancelar uma comunicação de venda que tenha feito. Vale ressaltar que apenas o proprietário ou o seu procurador legal, poderão realizar esse cancelamento.

Para isso, é importante preencher o formulário específico, que se encontra no site do Detran MG.

É muito importante fazer isso. Afina, sem esse procedimento, você não conseguirá solicitar o cancelamento.

Além disso, também é necessário reconhecer firma, e comparecer a uma unidade de atendimento para realizar o protocolo desse processo.

Como saber se o veículo tem alguma restrição?

A melhor forma de saber se o veículo tem alguma restrição é fazer a consulta diretamente no site do Detran MG, que conta com um campo específico para isso.

Por lá, você consegue ter acesso a tudo o que diz respeito ao veículo em questão, bem como a demais informações que também podem ser muito úteis.

É sempre bom verificar, para ter certeza de que não há nenhum tipo de pendência a se resolver.

E, caso haja, fica muito mais fácil conseguir saber o que é preciso resolver, e buscar formas de solucionar o problema.

Como tirar restrição administrativa de veículo?

Somente a autoridade que a determinou pode retirar a restrição ou impedimento administrativo. Ou seja, é preciso dar baixa, para que o veículo perca dessa restrição.

Esse tipo de impedimento ou restrição, geralmente, acontece por ordem de uma autoridade policial, em caso de uma investigação criminal.

Quando isso ocorre, não é possível realizar nenhum tipo de transação envolvendo esse veículo. Portanto, é necessário verificar com a autoridade policial a respeito disso.  

Como puxar histórico do veículo grátis?

Puxar o histórico de um veículo é muito importante. Portanto, é necessário saber como realizar esse processo, principalmente de forma gratuita. No site do Denatran, e com o número do RENAVAM em mãos, você consegue consultar.

Entrando no site, é preciso criar uma conta para, então, ter acesso ao site. Após logar, clique no botão “Consulta”. Em seguida, você verá a guia “Veículo”. Clique nela.

Então, com os dados do veículo em mãos, você poderá ter acesso a essas informações do histórico de maneira mais simples.

Insira o RENAVAM, a placa e também o CPF do proprietário ou o CNPJ, caso o proprietário seja pessoa jurídica.

Vale ressaltar que cada usuário pode realizar cinco consultas no site do Denatran.

O que fazer para licenciar veículo com restrição judicial?

O veículo com a restrição judicial, para ser licenciado, precisará regularizar a sua situação, para que possa ocorrer o licenciamento.

A restrição judicial ocorre, quando o dono do veículo não cumpre com as obrigações de um financiamento que adquiriu. Quando ocorre esse tipo de situação, não é possível:

  • Transferir;
  • Penhorar;
  • Licenciar;
  • Circular.

Ou seja, o carro ou moto fica impedido de passar por diversos tipos de procedimentos normais.

Consulte um advogado e procure informar-se mais a respeito desse tema, para que possa saber quais as alternativas, a depender da situação do seu veículo.

Conclusão

Como vimos, a comunicação de venda é um processo muito importante, para o proprietário de um veículo que pretende transferir para uma outra pessoa.

Quando isso ocorre, esse processo de transferência ainda dá tranquilidade ao vendedor do veículo. Afinal, ele estará comunicando ao Detran MG que não é mais o proprietário.

Sendo assim, a responsabilidade por tudo que ocorrer depois desse período de comunicação é do novo dono.

Além disso, o comprador tem um prazo, de 60 dias, a contar da data dessa comunicação, para que possa transferir definitivamente o carro ou moto para seu nome.

Caso não o faça dentro desse período, poderá ter de arcar com multas e taxas extras relacionadas a esse atraso.

Lembre-se: ao negociar um veículo e se desfazer do seu antigo, é muito importante realizar esse procedimento para evitar transtornos. Isso respalda você na hora da venda e permite, assim, que você tenha mais tranquilidade no negócio. Em caso de dúvidas, consulte sempre o Detran MG por meio do telefone ou site, para saber exatamente quais os procedimentos necessários para fazer tudo de acordo com a legislação.

Leave a Reply

4 × 4 =