Detran MG Consulta – Veículos, CNH, Pontuação, Reclamação

Detran MG Consulta

Detran MG Consulta – Está à procura de informações sobre a consulta no Detran MG? Ao longo deste texto, você saberá como consultar a sua CNH e também verá outras informações sobre o site desse órgão. Assim, você saberá como consultar o seu veículo e também saberá o que fazer para lidar com uma CNH suspensa. Leia este texto e entenda um pouco melhor a consulta de veículos no Detran MG.

Detran MG Consulta – Como consultar situação de veículo?

Para consultar o seu veículo em Minas Gerais, é preciso preencher o formulário eletrônico do site do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais. Nesse formulário, você terá que digitar a placa de seu veículo e o número de seu chassi, ambos podem ser encontrados no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Após digitar o código captcha, clique em “pesquisar”.

Se a multa de competência do Detran MG já tiver sido paga, mas ainda constar no sistema, será preciso solicitar a baixa. Para fazer isso, espere 48h após o pagamento da multa e acione o Fale Conosco do Detran MG, cujo número é 155 (Minas Gerais) ou (31) 3069-6601 (outros estados).

Detran MG Consulta – Como consultar veículo removido para pátio?

No formulário eletrônico do site do governo de Minas Gerais, escolha o município e digite o número da placa ou do chassi e clique em “pesquisar”. Caso queira pesquisar o seu veículo em todos as cidades, digite apenas a placa ou o chassi.

Esse procedimento é gratuito e os números da placa e do chassi podem ser encontrados no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Detran MG Consulta – Como saber se a CNH foi emitida?

Se você quer saber se a sua CNH foi emitida ou não, acompanhe a entrega desse documento pelos Correios. Além de monitorar a entrega da CNH, o link acima também lida com assuntos ligados a 2ª via da CNH e a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Ao entrar na página de acompanhamento do Detran MG, será preciso informar o CPF e a data de nascimento do condutor. Depois disso, clique em “consultar” e visualize a informação.

Como localizar a CNH pelo CPF?

A partir do CPF, é possível localizar a sua CNH pelo site do Denatran. A seguir, veja como fazer isso:

Denatran

Para consultar sua CNH pelo CPF no site do Denatran, siga os passos abaixo:

  • Acesse o portal do Denatran;
  • Informe o seu CPF e a sua senha para fazer login. Se for o seu primeiro acesso na plataforma, faça o seu cadastro;
  • Escolha a opção “Habilitação”;
  • Defina a habilitação que você deseja conferir os dados. Elas ficam organizadas por ordem de data, onde a mais recente fica em cima e as mais antigas nas posições mais baixas.

Como consultar pontuação da CNH?

O site do Detran possui uma plataforma exclusiva para consulta da CNH. A seguir, veja como fazer a consulta:

Detran

Para verificar os pontos acumulados ou uma possível suspensão ou cassação de sua CNH, é necessário entrar no site do Detran de seu estado. Entretanto, alguns estados não possuem esse tipo de serviço em seus Detrans, o que significa que o tutorial abaixo pode não servir para todas as pessoas.

Para verificar a sua CNH pelo CPF no site do Detran, siga os próximos passos:

  1. Acesse o portal do Detran do seu estado;
  2. Clique em “CNH – Habilitação”;
  3. Na barra de pesquisa, digite “consulta” e encontre o serviço;
  4. Clique em “Consulta de pontos da CNH”;
  5. Informe seu CPF e sua senha para fazer login. Se ainda não for cadastrado no site, se cadastre;
  6. Verifique seus dados e escolha entre “Histórico de pontos” ou “Últimos 12 meses” e clique em “Pesquisar”;
  7. A partir daí, caso você possua, a sua pontuação será mostrada na tela.

Detran MG Consulta – Processo administrativo

Para consultar o seu processo administrativo de trânsito, é preciso entrar nos processos administrativos do site do Detran do estado de Minas Gerais. Depois disso, informe o seu CPF, sua data de nascimento, data da sua primeira habilitação e clique em “Pesquisar”. Caso queira facilitar ainda mais a sua busca, informe o seu município antes de iniciar a pesquisa.

Detran MG Consulta – CNH suspensa

Para consultar uma CNH suspensa, é preciso estar com a CNH em mãos e acessar o site do Detran do estado de minas Gerais. Depois disso, vá até a guia “Habilitação”. Na página dessa categoria, serão mostrados links para várias opções de serviços.

Para saber qual é a pontuação computada em seu registro de motorista, clique em “Consultar pontuação”. Primeiramente, é preciso definir se o modelo de sua CNH é o mais antigo ou mais novo.

No campo seguinte, onde o número do registro da CNH deve ser inserido, ficará um botão azul com um ponto de interrogação. É preciso deixar o cursor do mouse sobre ele, pois serão mostrados os modelos de habilitação e o local onde consta o número do registro destacado. Depois disso, digite sua data de nascimento e a data da sua primeira habilitação, disponível na própria CNH. Todos esses campos devem ser preenchidos obrigatoriamente.

Para conferir os resultados, clique em “pesquisar”. Como muita gente sabe, o excesso de pontos na CNH é um dos principais motivos para um motorista ser proibido de conduzir seus veículos.

Portanto, é muito importante consultar a CNH no Detran MG, pois o motorista precisa saber quantos pontos estão acumulados em sua carteira. Se ele estiver muito próximo de seu limite de pontos, ele deve redobrar a sua atenção no trânsito, pois está próximo de ter sua carteira suspensa.  

Detran MG Consulta – CNH cassada

Primeiramente, você deve acessar o site do Detran do seu estado. Depois disso, você precisa ir em “consulta de CNH” e digitar o número de sua CNH, de sua identidade e do código verificador. Pronto, a partir de agora você saberá se sua CNH foi cassada ou suspensa.

Como fazer reclamações sobre o Detran MG?

Por mais qualidade que tenha uma empresa, não é impossível que ela faça algo errado e prejudique o consumidor. Nessa situação, é preciso conhecer os locais certos para registrar uma reclamação. Com isso, o reclamante poderá brigar por seus direitos caso a empresa o prejudique de algum modo.

A seguir, conheça algumas alternativas para fazer reclamações sobre o Detran MG:

Reclamação do Detran MG no Reclame Aqui

Para acionar o Detran MG no Reclame Aqui (RA), o primeiro passo é se cadastrar gratuitamente no site. Depois disso, digite o seu texto e explique qual é o motivo da sua reclamação.

Numa escala de 0 a 10, a avaliação geral do Detran MG no Reclame Aqui é tão ruim que sequer possui nota. Por conta disso, o RA classifica esse órgão público como “não recomendado”. Entre julho de 2018 e julho de 2021, o Detran/MG recebeu 1172 reclamações e não respondeu nenhuma delas. Isso mostra total desrespeito com as pessoas.

No período entre janeiro e dezembro de 2020, esse órgão público recebeu 405 reclamações e não respondeu nenhuma delas. Por conta dessa ineficiência para resolver reclamações, o Detran MG possui péssimas avaliações no RA.

Conclusão

A CNH tem grande importância na sociedade, pois, em teoria, comprova quem está apto para conduzir um veículo ou não. É importante não acumular infrações na carteira, pois o acúmulo de pontos pode fazer uma pessoa perder a sua CNH.

Além disso, é muito importante renovar a CNH e obedecer às regras de trânsito, pois isso é crucial para segurança das pessoas. Sem o controle que a CNH oferece, o número de tragédias no trânsito seria ainda maior.

Deixe o seu comentário sobre o texto Detran MG Consulta.

Leave a Reply

17 − cinco =