Detran MG Licenciamento – CRLV, CRV, Emiissão, Consulta, Segunda Via

Detran MG Licenciamento

Está à procura de informações sobre Detran MG licenciamento? Ao longo deste texto, você saberá como emitir o licenciamento de seu veículo e também verá informações importantes sobre documentos como CRV e CRLV.

Assim, você saberá como obter o seu licenciamento e manter o seu carro legalizado.

Leia este texto aqui no Detran Vias e entenda um pouco melhor o Detran MG licenciamento.

O que é o Detran MG licenciamento?

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é o documento de registro e identificação, de porte obrigatório, para que uma pessoa trafegue com seu veículo e não acarrete infrações no Detran MG.

A renovação desse documento é obrigatória e deve ser feita anualmente pelo condutor do automóvel.

O CRLV serve para confirmar que o veículo está em condições legais de circulação e abrange veículos automotores, reboques e semirreboques.

O licenciamento é feito de forma automática, mediante o pagamento das obrigações anuais ligadas a propriedade do veículo.

Para que o CRLV seja liberado, o veículo não pode ter multas em aberto, contudo, multas suspensas não impedem que o licenciamento seja feito.  

Os valores e o prazo para pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos (IPVA), seguro obrigatório e taxa de licenciamento são mostrados no começo de cada ano.

Vale ressaltar que, para licenciamento de reboque e semirreboque, apenas o pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) é exigido.

Como emitir licenciamento Detran MG?

Para emitir o Detran MG licenciamento, siga os passos abaixo:

  • Entre no formulário eletrônico do Detran MG licenciamento e preencha a placa, Renavam, CPF/CNPJ e o CRV; 
  • Clique no re-captcha e depois em “Avançar”; 
  • O CRLV será mostrado na tela.

Para fazer a impressão do CRLV, o proprietário precisa que todos os débitos do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), seguro obrigatório, Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas estejam pagos.

Ademais, o veículo não deve ter restrições judiciais ou administrativas.

Como consultar licenciamento de veículo?

Para consultar o Detran MG licenciamento, entre no formulário eletrônico do Detran de Minas Gerais e digite a placa do veículo e o número do chassi, disponíveis no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Após digitar o código captcha, clique em “pesquisar”.

Como imprimir licenciamento MG?

Para emitir o Detran MG licenciamento, siga os passos abaixo:

  • Entre no formulário eletrônico do Detran MG licenciamento e preencha a placa, Renavam, CPF ou CNPJ e o CRV; 
  • Clique no re-captcha e depois em “Avançar”; 
  • O CRLV será mostrado na tela.

Para fazer a impressão do CRLV, o proprietário precisa que todos os débitos do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), seguro obrigatório, Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas estejam pagos.

Ademais, o veículo não deve ter restrições judiciais ou administrativas.

Como encontrar o código de segurança do CRV para baixar o CRLV Digital?

O código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV), antigo DUT (Documento Único de Transferência), pode ser encontrado na parte superior direita do CRV.

Vale ressaltar que, para baixar o CRLV Digital, não é preciso ter o código de segurança do CRV.

Qual é a diferença entre CRLV e CRV?

Normalmente, tanto o Certificado de Registro do Veículo (CRV) quanto o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) são associados ao conceito de documento de carro.

Contudo, poucas pessoas sabem a real diferença entre esses dois documentos.

A principal diferença entre CRV e CRLV está na validade dos documentos.

Diferentemente do Certificado de Registro de Licenciamento, cuja emissão é anual, o CRV não possui prazo de duração.

Além disso, o CRV possui um documento anexado nele, cujo nome é Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV).

Popularmente, o ATPV é conhecido como recibo de compra e venda.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o porte do Certificado de Licenciamento Anual (CRLV) é obrigatório. Só é permitido não estar com o documento quando, no momento da fiscalização, for possível acessar o sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado.  

Não portar o documento de carro (impresso ou digital) é considerado infração gravíssima e pode custar R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

Perdi o CRV e agora?

Perder documentos é sempre muito incômodo. No caso de algum documento do carro, a situação é ainda pior, pois enquanto o condutor não estiver com a 2ª via em mãos, ele não poderá dirigir o seu veículo.

Ao perder o CRV ou qualquer outro documento do veículo, o ideal é registrar um boletim de ocorrência informando a perda do documento.

Isso vale tanto para o CRV quanto para o CRLV e a CNH.

Ao registrar o boletim de ocorrência, você impede que outras pessoas utilizem seu documento de modo ilícito.

O boletim pode ser feito de forma online, porém, o registro não substitui o documento perdido.

Após abrir o boletim de ocorrência, você pode solicitar a segunda via em qualquer posto de atendimento do Detran MG, independentemente do município em que houve o extravio.

Ademais, isso também pode ser feito pelo site do Detran MG.

Se o documento perdido foi o CRLV, é importante ressaltar que o veículo não pode circular até que seu dono obtenha uma segunda via oficial.

Andar com o carro utilizando apenas o CRV é proibido por lei. Ou seja, em caso de blitz, se o dono do automóvel apresentar apenas o CRV, o veículo será apreendido.

Como solicitar a segunda via do CRV

Para solicitar a emissão do CRV eletrônico (antiga 2ª via do CRV), siga os passos abaixo:

  1. Preencha o formulário eletrônico e informe o extravio/furto/roubo ou rasura do CRV;
  • Preencha o formulário eletrônico do site do Detran MG e imprima a ficha de cadastro e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE);
  • Pague o DAE em uma das unidades da rede bancária credenciada;
  • Em alguns municípios, é obrigatório agendar a vistoria, contudo, isso só pode ser feito após o pagamento do DAE;
  • Vá até o setor de vistoria da unidade de trânsito local;
  • Após o veículo ser aprovado pela vistoria, o condutor poderá acessar o CRV-e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), no Portal do Detran MG ou no Portal de Serviços do Denatran.

CRV digital

Antes de falar sobre o CRV digital, é preciso lembrar que tanto o CRV quanto o CRLV foram unificados em único documento no dia 04/01/2021.

Atualmente, esse documento unificado se chama CRLV-e e, para emiti-lo, veja os passos abaixo:

  1. O primeiro passo é acessar o site do governo. Se você ainda não é cadastrado, entre na página e clique no botão “Crie sua conta”. Depois disso, basta seguir os próximos passos;
  • Entre na Play Store ou App Store e, no campo de busca, digite “Carteira Digital de Trânsito” e baixe o app. Após finalizar a instalação, abra o programa e toque em “Entrar com gov.br”. Entre em sua conta, informando CPF e senha, e toque em “Avançar”;
  • O programa pedirá sua permissão para acessar os dados da conta no site do governo, clique em “Autorizar” para confirmar a ação;
  • Após fazer isso, o app será aberto na tela inicial. Entre as opções disponíveis, vá na aba “Veículos” e, em seguida, clique no botão “Toque aqui para adicionar um CRLV”;
  • Informe, então, o número do RENAVAM e, em seguida, o código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV), que fica localizado no canto superior direito do documento.

Conclusão Detran MG Licenciamento

É muito importante manter os documentos do carro em dia. Além disso, é preciso cuidar deles para que não haja roubos ou extravios, pois, sem a documentação regular, o motorista não poderá utilizar o seu veículo.

Essas regras impostas pela legislação têm como objetivo evitar que carros ilegais sejam utilizados livremente, assim, em teoria, haverá maior segurança para a população.

Leave a Reply

quatro × quatro =