Detran MG Seguro DPVAT – Consulta, Como Dar Entrada

Detran Mg Seguro DPVAT

Está à procura de informações sobre Detran MG Seguro DPVAT? Ao longo deste texto, você verá informações importantes sobre isso.

Ademais, você saberá como dar entrada nesse seguro e verá como utilizar o app DPVAT.

Leia este texto AQUI NO Detran Vias e entenda um pouco melhor o Detran MG Seguro DPVAT.

O que é o Seguro DPVAT?

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, popularmente chamado de Seguro DPVAT, existe desde 1974.

Esse seguro possui um caráter social, pois visa indenizar vítimas de acidentes de trânsito sem apontar culpados, sejam eles pedestres, passageiros ou motoristas.

O DPVAT trabalha com três tipos de coberturas de seguros: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS).

Como pagar o DPVAT Detran MG?

O Detran MG Seguro DPVAT é cobrado anualmente junto com a primeira parcela ou cota única do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Os proprietários dos veículos só terão acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de veículos (CRLV) do ano corrente se o Seguro do Trânsito do ano atual e anterior estiver quitado.

Atualmente, a administradora do Seguro DPVAT é a Caixa Econômica Federal.

Como foi dito anteriormente, a finalidade desse seguro é amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o Brasil, independentemente de quem seja a culpa do acidente.

Qualquer vítima de acidente de trânsito que envolva um veículo automotor pode solicitar a indenização do DPVAT.

Isso vale para pedestres, passageiros, motoristas ou beneficiários.

As indenizações desse seguro são pagas individualmente, não importa quantas vítimas o acidente tenha causado.

Ademais, mesmo que não haja como identificar o veículo, todas as vítimas e beneficiários têm direito a cobertura.

Para pagar o Detran MG Seguro DPVAT, siga os passos abaixo:

  • Para emitir o boleto para pagamento do Detran MG Seguro DPVAT, preencha o formulário eletrônico do Detran MG;
  • Depois disso, selecione a caixa “Não sou um robô”;
  • Clique em “Emitir Guia”.
  • Efetue o pagamento em algum banco credenciado.

Como saber o valor do seguro DPVAT MG?

No dia 29/12/2020, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), ligado ao Ministério da Economia, determinou que, durante todo o ano de 2021, não haveria pagamento do seguro DPVAT.

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a anulação da cobrança é porque o DPVAT tem recursos suficientes para operar durante todo o ano de 2021.

A razão para isso é que os valores pagos em anos anteriores não foram utilizados.

Com essa decisão, o seguro continua valendo, porém, o motorista não terá que pagar taxas ao longo de 2021. Com relação a 2022, o CNSP ainda não tomou nenhuma decisão.

Em 2020, houve uma redução do DPVAT (68% para carros e 86% para motos). Com isso, o valor desse seguro foi de R$ 5,23 para carros e R$ 12,30 para motos.

Como imprimir DPVAT MG?

Para imprimir o Detran MG Seguro DPVAT, siga os passos abaixo:

  • Para emitir o boleto para pagamento do Detran MG Seguro DPVAT, preencha o formulário eletrônico do Detran de Minas Gerais;
  • Depois disso, selecione a caixa “Não sou um robô”;
  • Clique em “Emitir Guia”;
  • Efetue o pagamento em algum banco credenciado.

Como fazer para dar entrada no DPVAT?

Para dar entrada no DPVAT pelo celular, é preciso baixar o app DPVAT Caixa, disponível no Google Play e na App Store. Depois disso, siga os passos abaixo:

  1. Depois de fazer a instalação, abra o app, toque em “Entrar” e faça login em sua conta Caixa com seu CPF e senha. Se for sua primeira vez na plataforma, toque em “Cadastre-se”;
  • O próximo passo é tocar em “Quero solicitar minha indenização DPVAT” e ler as orientações sobre como realizar o pedido de indenização. Após fazer isso, pressione “Iniciar solicitação”;
  • Aceite os termos de uso e política de privacidade do app tocando em “Aceitar e continuar”;
  • Digite as informações sobre o acidente e toque em “Continuar”. Em seguida, escolha o tipo de veículo envolvido no acidente e toque novamente em “Continuar”;
  • Selecione o tipo de indenização desejada e, na tela posterior, leia a lista de documentos necessários. Depois, toque em “Continuar”;
  • Escolha como você se declara e aperte “Continuar”. Na etapa seguinte, digite os seus dados pessoais e avance;
  • Informe se você é brasileiro ou estrangeiro. Depois disso, defina a sua ocupação e, se for necessário, informe sua renda e explique desde quando você recebe o salário que declarou;
  • Nas próximas etapas, é preciso informar sua profissão e seu patrimônio. Após fazer isso, aperte “Continuar”;
  • Defina se você possui algum veículo registrado em seu nome. Se for necessário, informe o tipo e o ano de fabricação, além do modelo. Em seguida, digite o seu endereço;
  1. No resumo dos dados informados, veja se todas as informações estão corretas e aperte em “Confirmar e continuar”. Em seguida, serão mostradas orientações sobre como tirar foto dos documentos. Toque em “Próximo” e “Começar”;
  1. Defina o documento que você quer enviar e escolha se deseja tirar uma foto ou escolher algum arquivo do celular. Após o envio de todos os documentos necessários, leia e marque todas as caixas de confirmação, pois isso mostrará que você está ciente das condições de pagamento da indenização. Por fim, pressione “Concluir” para que seu pedido de análise seja enviado.

Quais são os documentos necessários para dar entrada no Dpvat?

No Detran MG Seguro DPVAT, existem documentações específicas para cada tipo de indenização.

Para conhecer os documentos necessários para dar entrada no DPVAT, veja as informações abaixo:

  • Despesas ambulatoriais e médicas

Boletins de atendimentos médico-hospitalares, ou equivalentes, comprovantes das despesas acompanhados das respectivas requisições e/ou receituários médicos, e cópias do laudo da lesão e dos exames realizados;

  • Invalidez permanente

Laudo do Instituto Médico Legal (IML) informando a extensão das lesões físicas ou psíquicas da vítima, boletim de atendimento médico hospitalar ou ambulatorial, e relatório detalhado do tratamento;

  • Morte

Certidão de óbito da vítima.

Qual é o aplicativo do DPVAT?

Para conhecer mais sobre o app DPVAT, veja as informações abaixo:

Como funciona o app DPVAT?

O app DPVAT da Caixa permite que as indenizações ligadas a acidentes ocorridos a partir de 01/01/2021 sejam solicitadas.

Essas indenizações envolvem todos os veículos automotores de via terrestre, em território nacional.

Nesse aplicativo, é possível solicitar indenizações por morte, invalidez permanente total ou parcial e reembolso de despesas médicas e hospitalares.

O usuário também pode acompanhar sua solicitação e esclarecer dúvidas ligadas à documentação necessária para incluir um pedido de indenização.

 

Como baixar o app DPVAT?

Para baixar o app DPVAT, é preciso entrar no Google Play ou na App Store e fazer o download do aplicativo.

Depois disso, basta seguir as informações que já foram mostradas neste texto. Dessa forma, você poderá dar entrada no DPVAT pelo aplicativo desse seguro.

Conclusão sobre o Detran MG Seguro DPVAT

O Seguro DPVAT serve para indenizar pessoas que foram vítimas de acidentes automobilísticos.

A partir desse seguro, a vítima pode melhorar um pouco a sua situação e amenizar os problemas que foram causados pelo acidente.

No ano de 2021, o Detran MG Seguro DPVAT está 100% gratuito, o que é muito bom para as pessoas que precisam desse auxílio.

Infelizmente, acidentes de trânsito acontecem com muita frequência. Por conta disso, o DPVAT possui enorme importância em nossa sociedade.

Leave a Reply

6 + quatro =