Detran MT – Mato Grosso -Telefone, Simulado, CNH, IPVA, Reclamação, Ouvidoria

Detran MT

Você conhece o Detran MT, e sabe como utilizar o órgão para ter acesso a serviços e soluções em relação a veículos, habilitações e outros?

Aqui no Detran Vias, te informaremos tudo o que você precisa saber sobre o órgão.

Aliás, é importante entender que, mesmo em meio a pandemia, o serviço do Detran funciona normalmente no formato presencial, para a maioria das comodidades oferecidas.

Então, vamos conhecer mais a respeito do órgão, e saber seus principais meios de contato.

Qual o endereço do Detran MT?

Antes de mais nada, é importante saber que, recentemente o serviço presencial do Detran do Mato Grosso voltou às atividades normalmente, no mês de abril. Então, para você que deseja resolver assuntos presencialmente, reunimos aqui os endereços do órgão, para te ajudar.

Ir até a agência é a maneira mais fácil e rápida de conseguir a solução para um eventual processo. Mas também para realizar exames, entre outros.

Então, confira agora o endereço da sede do Detran MT, e veja neste link os endereços de outras agências, por meio do mapa das unidades. Sem dúvida, terá uma delas perto de você!

Sede Detran MT: Avenida Doutor Hélio Ribeiro, nº 1000 – Centro Político Administrativo. CEP 78048-910 – Cuiabá/MT – Entrada pela guarita 2.

A sede funciona das 08h às 16h, de acordo com o horário do estado. Porém, vale lembrar que o atendimento presencial do Detran Mato Grosso funciona apenas com agendamento.

Qual é o telefone do Detran MT?

Para aqueles que não desejam ir diretamente a qualquer agência, o telefone é um ótimo recurso para saber se o órgão está em funcionamento.

Aliás, essa é a melhor forma de tirar dúvidas antes de se dirigir a uma unidade presencialmente.

Enfim, o telefone geral do órgão é 154. Mas, caso queira ter um contato mais próximo, o número local é o seguinte: (65) 3615-4800. Aliás, o atendimento ocorre no mesmo horário da agência: de 8h às 16h.

Quanto às agências municipais, você pode clicar aqui e anotar o número do endereço que fica mais próximo de você.

Qual é o e-mail do Detran MT?

Para falar por e-mail, você pode clicar aqui. Vale lembrar que o e-mail funciona como um ótimo recurso para sanar eventuais dúvidas.

A maior parte das agências também tem um endereço de e-mail próprio. Sem dúvida, pode ser muito útil. Além disso, você não precisa sair do site para ter as suas dúvidas solucionadas.

Aliás, saiba que essa unidade do órgão tem o serviço Disque Detran. Anote o e-mail: [email protected]. Por meio deste recurso, o cidadão pode se informar sobre procedimentos da unidade mato-grossense.

Além disso, ainda na mesma página, estão as “Perguntas Frequentes”. Vale à pena conferir! Afinal de contas, a sua dúvida pode já estar respondida lá.

Qual é a ouvidoria do Detran MT?

A Ouvidoria é o setor de qualquer órgão público ou privado, e que tem como função, conectar o órgão e a comunidade. E saiba que sim, o Detran MT tem a sua ouvidoria.

Para poder falar com o ouvidor (a), clique neste link. É importante ressaltar que, ao entrar em contato, o usuário pode falar sobre elogios, críticas, reclamações, sugestões e, além disso, ainda recebe pedidos de informação sobre a Lei de Acesso à Informação.

O telefone é o (65) 3615-4644, e o e-mail é [email protected]. Contudo, caso queira ir presencialmente à Ouvidoria, o endereço é este a seguir:

Ouvidoria Setorial – Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso: Av. Doutor Hélio Ribeiro, nº 1000. Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT – CEP 78048-910

É válido lembrar, mais uma vez, que a Ouvidoria é o elo que une a população e o órgão. Geralmente, é utilizado como um último recurso, caso o cidadão não tenha obtido sucesso ao entrar em contato com o órgão de outras maneiras.

Qual é o site do Detran MT?

Caso queira acessar o site do órgão, basta clicar neste link. Por meio dele, você tem todas as informações disponíveis para variados serviços. Há seis menus, que se dividem em subcategorias, onde você pode acessar e sanar as suas principais dúvidas.

São elas: Institucional, Canais de Atendimento, Serviços, Imprensa, Fale Cidadão e Transparência.

Além disso, ainda há como fazer uma pesquisa sobre termos mais específicos. Aliás, há um campo especialmente para isso.

Enfim, o site é o primeiro recurso para que você possa saber os telefones das agências, os endereços e, também, outros serviços.

Qual é o simulado do Detran MT?

Infelizmente, o Detran MT não oferece um link para realizar simulados em seu site. Para isso, há uma outra alternativa: fazer aulas em autoescola. E no Google, basta pesquisar por “como fazer simulados pra prova do Detran” para realizar o treinamento.

Portanto, saiba que o órgão não tem um formulário ou uma página específica, para que você possa fazer simulados de provas teóricas, para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.

Consulta Detran MT

Em primeiro lugar, saiba que o site do órgão para consultas é extremamente eficiente. Nas subcategorias, há como realizar consultas para a habilitação como, por exemplo, adição de categoria.

Assim como para veículos, e sua extensa lista de temas como transferência de propriedade. O site é bastante explicativo e fácil de navegar. Por isso, você consegue consultar qualquer assunto relacionado a direção com toda facilidade.

Como consultar o IPVA no Detran MT?

Para consultar o IPVA no Detran MT, é bem fácil! Há duas opções: você pode ir no site da Secretaria de Fazenda do Governo do Estado, disponível neste link. Ou pelo próprio Detran, a partir deste link.

Em ambos os casos, você pode emitir um boleto para o pagamento do imposto sem problema algum.

Como calcular o valor do IPVA?

O valor de IPVA é calculado por cada estado, separadamente. Aliás, vale dizer que o valor do imposto também depende da tabela Fipe, considerada como o principal índice para a negociação de carros do país.

Mas saiba que no estado, a taxa do IPVA é de 2% a 3%. O primeiro valor é válido para carros 1.0, com até 1000 cilindradas. Já a segunda porcentagem é válida para diversos carros de passeio.

O pagamento do IPVA é feito de janeiro a junho, e é preciso prestar atenção ao número final da placa (0 a 9).

Como consultar multas no Detran MT?

Para consultar multas, na verdade, é necessário baixar o aplicativo MT Cidadão. Vale ressaltar que o aplicativo está disponível para Android e iOs.

Você também pode consultar no site sobre eventuais infrações. Além disso, também pode obter informações sobre recursos. Para isso, clique aqui. Mas é válido ressaltar que, atualmente, a operação toda acontece via smartphone.

Agendamento Detran MT

Para realizar o agendamento, você deve clicar nesse link. Como dissemos no início do artigo, para realizar os processos presenciais, é preciso agendamento.

Os serviços disponíveis são apenas para habilitação e veículo. Desse modo, para agendar o atendimento, você deve preencher as seguintes informações:

  • Nome;
  • CPF;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Unidade de Atendimento;
  • Data;
  • Horário.

Por último, você deve realizar uma verificação, para demonstrar que não é robô e pronto. E está finalizado o agendamento.

Licenciamento Detran MT

O licenciamento é um dos documentos mais importantes, quando adquirimos um carro, seja ele novo ou usado. E, por isso, é bom pagá-lo anualmente, e evitar qualquer tipo de dívida em seu nome.

No Detran MT, você pode se informar clicando aqui. O procedimento é feito apenas on-line, e oferece 3 alternativas. Confira!

  • Página inicial do site do DETRAN-MT, opção “CONSULTE SEU VEÍCULO”;
  • Aplicativo MT Cidadão (Governo do Estado);
  • Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (Governo Federal).

Então, é sempre bom ficar atento às datas, para efetuar o pagamento o mais rápido possível.

Resultado Detran MT

Para consultar o resultado para a prova de exame teórico, no processo para retirar a CNH, o Detran MT possui um link informativo. Basta clicar aqui.

Além disso, neste mesmo link você poderá se informar também sobre prazos e valores das taxas para o que deseja fazer. Bem como também pode conferir como adicionar categoria. Entre outros serviços relacionados à habilitação.

Qual é a avaliação do Detran MT no Reclame Aqui?

O Reclame Aqui existe há 20 anos, e é o site mais recomendado para saber sobre a reputação de uma empresa, seja ela pública ou privada.

Esta reputação é construída com reclamações e elogios sobre uma empresa. Além disso, avalia-se também se a empresa costuma responder as reclamações, e os usuários avaliam se a solução foi satisfatória.

E é claro que o Detran MT tem uma página destinada a ele no site. E você pode conhecê-la clicando aqui. Contudo, por não ter obtido um número significativo de reclamações, esta unidade do Detran ainda não possui uma nota.

Resumo com os principais meios de contato do Detran MT

O Detran é o órgão que detêm grande importância para a regularização do trânsito brasileiro. Então, reunimos mais informações, que facilitarão o seu contato com o órgão.

Detran MTTelefone, link ou e-mail
Ouvidoria(65) 3615-4644 / Clique aqui
Contato das agenciasClique aqui
Central de Informações Capital154
Disque Detran (Sede)(65) 3615-4800 / Clique aqui
Núcleos de AtendimentosClique aqui

Mais informações sobre o Detran MT

A maior parte dos itens descritos abaixo são sobre documentos que devem ser pagos com certa regularidade. Por isso, é sempre bom anotar na agenda as datas para não ficar em débito.

Renavam

O Registro Nacional de Veículos Automotores ou, simplificando, Renavam é um documento bastante útil. É por meio dele que ocorre o cadastro do veículo.

A sua maior importância é no momento da venda de carros usados. Afinal de contas, com o número em mãos, é possível saber se há algum débito ou não do veículo. O Renavam é feito regionalmente, pelo Detran de cada estado.

CNH

A categoria mais conhecida do Detran, a Carteira Nacional de Habilitação, é o documento que permite que uma pessoa maior de 18 anos possa dirigir veículos automotores, de seis categorias: AAC, A, B, C, D e E.

Para obtê-la, é necessário que o interessado vá a uma autoescola, pague as taxas, e faça as provas teórica e prática. E também, as aulas de treinamento. Assim como o simulador de direção.

Enfim, para ter um conhecimento mais completo sobre a CNH, clique aqui.

Serviços online

Com a pandemia, os serviços online tornaram-se fundamentais para dar andamento ao cotidiano do brasileiro. E com o Detran não foi diferente.

No caso do órgão na região paraense, é possível perceber que todos os serviços podem ser feitos de forma virtual. O que é algo bastante positivo para o usuário que precisa resolver pendências, por exemplo.

CRLV e CRV

Por último, mas não menos importante: entenda sobre o CRLV e CRV.

O primeiro é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Ele garante que o veículo está apto a circular pelas ruas. É expedido anualmente.

Já o Certificado de Registro de Veículo não tem exatamente um prazo de validade. Solicita-se um novo CRV quando há transferência da propriedade do veículo, e mudança de domicílio, por exemplo.

Porém, em ambos os casos, o motorista deve ter os dois documentos na carteira. Aliás, a boa notícia é que ambos já estão disponíveis digitalmente.

Leave a Reply