Detran PA – Pará – Telefone, Simulado, CNH, IPVA, Reclamação, Ouvidoria

Detran PA

Você conhece o Detran PA, e sabe como utilizar o órgão para ter acesso a serviços e soluções em relação a veículos, habilitações e outros?

Então, vamos conhecer mais a respeito, e saber seus principais meios de contato. Além de outras informações pertinentes aqui no Detran Vias.

Sabe de tudo que ele oferta, assim como quais serviços estão disponíveis.

Aliás, é importante saber que, mesmo em meio a pandemia, o serviço do Detran funciona normalmente no formato presencial, para a maioria das comodidades oferecidas.

Qual o endereço do Detran PA?

Primeiramente, você deve saber o endereço do posto. Afinal de contas, no estado, há unidades disponíveis. Aliás, vale frisar que há serviços que podem ser solicitados por telefone.

Contudo, há outros que são oferecidos apenas de forma presencial. É o caso, por exemplo, de vistorias, 1ª e 2ª vias da identidade (RG), assim como a realização do exame teórico para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação.

Como dissemos acima, há dois postos do órgão no estado do Pará. Então, confira agora o endereço e, se quiser, anote para poder se dirigir quando precisar:

  • Detran Pará: Avenida Augusto Montenegro km 03 S/N – Mangueirão, Belém – PA

Vistoria Detran: Av. Mangueirão, 1098-1702 – Mangueirão, Belém – PA

  • Detran Pará – Posto Antônio Barreto: R. Antônio Barreto, 165 – Fátima, Belém – PA.

Mas, antes de se dirigir a algumas das unidades, é importante ligar antes, para se certificar de que está funcionando, e que ela oferece o serviço de que necessita.

Qual é o telefone do Detran PA?

Como dito acima, antes de se dirigir aos locais, é importante ligar antes, para saber se o serviço está sendo feito na unidade, ou se o mesmo passando por alguma manutenção do sistema. Dessa forma, você evita perda de tempo.

O número nacional do Detran é 154, mas saiba que as agências paraenses têm quatro números próprios. São eles: (91) 3214-6333, (91) 3289-7500, (93) 3191-0769 e (94) 3198-2039.

Desse modo, por meio deles, é possível obter informações como licenciamento, mudança de categoria da CNH, questões administrativas, como fazer para obter a 1ª habilitação da CNH e outras dúvidas.

Além disso, há ainda uma outra forma de realizar o atendimento. Trata-se do WeChat. Basta clicar neste link, para ser redirecionado para uma mini-tela. Aliás, você também encontra, no canto inferior esquerdo, o ícone de uma telefonista.

O horário de atendimento é das 10h às 19 h, de segunda a sexta-feira.

Qual é o e-mail do Detran PA?

Antes de mais nada, saiba que, no próprio site do Departamento de Trânsito do Pará, tem o espaço “Fale Conosco”. Aliás, por meio deste link, você tem a opção de falar com o Diretor (a) da unidade.

Então, é um ótimo momento para sanar eventuais dúvidas, dar sugestões, elogiar ou criticar o serviço do órgão. Assim como também poderá fazer qualquer outro tipo de comentário que seja relevante.

A melhor parte é que não há a necessidade de sair do site para realizar a ação. Mas é válido lembrar que, temporariamente, o serviço está em manutenção.

Porém, caso tenha bastante urgência, o e-mail [email protected] pode ser uma saída, até que a situação seja normalizada.

Qual é a ouvidoria do Detran PA?

A ouvidoria também é atende no mesmo espaço “Fale Conosco”, inserido no menu do site.

Funcionando como um elo entre o cidadão e o Detran, é por meio da Ouvidoria que o usuário pode sanar problemas com o órgão, após as possibilidades estarem esgotadas. Portanto, é ideal acionar esse canal quando nenhum outro solucionou o seu problema.

Além disso, é também por meio deste recurso, que o usuário poderá falar sobre elogios, sugestões, reclamações, e também, denúncias. Enfim, há 5 maneiras de entrar em contato com a Ouvidoria. Confira abaixo:

  • Pelo site do Detran-PA, por meio da aba Fale Conosco, item Ouvidoria.
  • Pelo telefone: 3214-6396
  • Por e-mail: clique aqui para enviar sua manifestação.
  • Por carta, para o endereço: Avenida Augusto Montenegro, km 03 s/n Bairro: Mangueirão – CEP: 66640-000.
  • Presencial: no horário de 8:00 às 14:00h, de segunda a sexta-feira, na sede.

Contudo, vale lembrar que, por e-mail, o serviço está temporariamente em manutenção.

Qual é o site do Detran PA?

Para acessar o site, basta clicar neste link. Com um layout bastante amigável, o site da unidade paraense é bem simples de navegar. Além disso, ele também oferece vários serviços, e de forma bem detalhada. Há 7 menus com várias subcategorias:

  • Detran;
  • Veículo;
  • Habilitação;
  • Infração;
  • Educação;
  • Administrativo/Financeiro;
  • Transparência Pública.

É por meio do site que você, usuário, poderá ter acesso aos diversos serviços que o órgão oferece. Como, por exemplo, endereços das agências, pagamentos de boletos, notícias sobre o próprio órgão, bem como respostas a outras eventuais dúvidas que podem surgir. Então, a visita ao site é fundamental!

Qual é o simulado do Detran PA?

O site do Detran PA não oferece a possibilidade de realizar o simulado para a prova teórica da CNH. Mas isso não é motivo para desânimo!

Basta pesquisar na internet sobre simulados para a obtenção da CNH, que surgirão vários sites. Dessa forma, você poderá realizar testes, para obter uma ótima preparação para a prova teórica.

Ademais, vale destacar que, para ser aprovado no teste, você precisa obter, no mínimo, 24 pontos. Contudo, caso seja reprovado, deve esperar 15 dias úteis para repetir o exame, e pagar novamente uma taxa para refazer a prova.

Consulta Detran PA

Para eventuais consultas, o site do Detran PA também é bem simples em sua navegação. Em seus variados sub menus, há uma explicação sobre cada um dos itens presentes nos mesmos.

Para saber sobre como obter a 1ª habilitação da CNH, clique aqui. Então, caso queira emitir um boleto de alguma infração, é só clicar aqui.

Além disso, também é possível preencher formulários para diversos serviços como, por exemplo, declaração de residência, e outros. Para isso, clique neste link.

Como consultar o IPVA no Detran PA?

A consulta ao IPVA no Detran PA acontece de forma diferenciada em relação a outros sites. Aqui, logo na página inicial, há o calendário do ano corrente relacionado, neste caso, ao licenciamento anual.

Para acessar no site, você deve ir diretamente para este link. Então, informe a sua placa, o número do Renavam e uma sequência de números e letras aleatórias.

Uma outra alternativa é consultar o site da Secretaria de Fazenda paraense. Basta clicar neste link e informar o Renavam.

Como calcular o valor do IPVA?

O cálculo do IPVA, a taxa específica, varia de estado para estado. No caso do Pará, é de 2,5% para carros de passeio.

É preciso respeitar as datas para pagamento. Assim como também é necessário se atentar para os dois números finais da placa, pois a data de pagamento segue essa numeração.

Vale ressaltar que o pagamento à vista dá direito a um desconto que pode variar de 5% a 15%. Mas isso depende de algumas variantes, às quais o motorista deve se atentar.

Aliás, vale lembrar que o calendário anual está na página inicial do site.

Como consultar multas no Detran PA?

Para consultar eventuais multas no Detran PA saiba que é por possível por meio deste link. Você deve clicar em veículos do Pará, caso o emplacamento tenha sido feito no estado. Porém, se não é este o caso, clique em veículos de outro estado.

É importantíssimo pagar as multas. Desse modo, você evita que seu veículo seja retido, dependendo da gravidade da infração. Mas é importante ter em mente que o melhor é sempre ter o maior cuidado possível no trânsito.

Desse modo você protege a sua vida, assim como a de outros motoristas e passageiros. E também não fica sujeito a multas e até a perda da CNH.

Agendamento Detran PA

Os agendamentos do Detran PA são referentes a dois serviços:

  • Agendamento de exame para a obtenção da CNH;
  • Agendamento de serviços relacionados ao veículo.

Para agendar exame, basta clicar aqui. E, para agendar serviços, clique aqui. É importante lembrar que ambos os agendamentos estão disponíveis na página inicial. O que facilita bastante o acesso do usuário para realizar estas duas operações.

Em ambos os casos, será necessário preencher um formulário.

Licenciamento Detran PA

O licenciamento é um documento extremamente importante, e que deve sempre estar em dia. É por meio dele que é possível saber se o veículo é regular ou não.

Não mantê-lo em dia configura infração gravíssima, e você corre o risco de perder o veículo. No site do Detran Pará, logo na página inicial, em “Veículos”, você deverá clicar para emitir um boleto do ano atual.

Contudo, caso ainda tenha pendência com o ano passado, você deve clicar neste link, e regularizar o mais rápido possível.

Resultado Detran PA

Para obter resultados das provas teórica e prática, para a obtenção da 1ª habilitação do CNH, você pode clicar em acompanhe seu processo. O link está aqui.

Contudo não foi possível encontrar um link que redireciona para os eventuais resultados. Porém, o processo para retirar a CNH já é uma ótima orientação para saber o resultado das provas.

Como segunda alternativa, você pode ligar para as agências, ou até mesmo ir a uma delas pessoalmente.

Qual é a avaliação do Detran PA no Reclame Aqui?

Saiba sobre a reputação do Detran PA no Reclame aqui, por meio deste link.

Mas o que é o Reclame Aqui? Com 20 anos de história, o site é famoso por determinar a reputação de várias empresas.

Esta reputação é construída por meio das reclamações dos consumidores. Bem como das respostas e soluções que as empresas oferecem como sugestão ao problema.

Para isso, exibe-se uma nota de 0 a 10, sendo 0 como extremamente negativo, e 10 para extremamente positivo. Porém, vale ressaltar que o órgão não tem uma nota no site Reclame Aqui até o momento.

Resumo com os principais meios de contato do Detran PA

Bom, ao longo do texto listamos as várias maneiras de contato com o órgão. Por isso, reuniremos as principais informações a seguir, na tabela abaixo, para facilitar a sua busca:

DETRAN PAContato: telefone, e-mail ou link
Ouvidoria:Telefone: 3214-6396 / E-mail: Clique aqui.
Contato das Agências:(91) 3214-6333, (91) 3289-7500, (93) 3191-0769 e (94) 3198-2039.
Central de Informações:154
Chat on-line:Clique aqui.

Mais informações sobre o Detran PA

Acompanhe as informações a seguir, para entender como o Detran PA pode te ajudar a solucionar eventuais dúvidas.

Renavam

O Registro Nacional de Veículos Automotores ou, simplificando, o Renavam, é um documento bastante útil. Aliás, é por meio dele que os veículos são cadastrados.

A maior importância do mesmo está relacionada à venda de carros usados. Desse modo, com o número em mãos, é possível saber se há algum débito ou não. Ademais, o Renavam é feito regionalmente pelo Detran de cada estado.

CNH

A categoria mais conhecida do Detran, a Carteira Nacional de Habilitação, é o documento que permite qualquer pessoa maior de 18 anos a dirigir veículos automotores de seis categorias: AAC, A, B, C, D e E.

Porém, para obtê-la, é necessário que o interessado vá a uma autoescola, e pague as taxas para poder fazer as provas teórica e prática. E, também, participe das aulas de treinamento, assim como, o simulador de direção.

Enfim, para ter um conhecimento mais completo sobre a CNH, clique aqui.

Serviços online

Com a pandemia, os serviços online tornaram-se fundamentais para dar segmento ao cotidiano do brasileiro. E com o Detran não foi diferente.

No caso do órgão na região paraense, é possível perceber que todos os serviços podem ser feitos de forma virtual. O que é algo bastante positivo para o usuário que precisa resolver pendências, por exemplo.

CRLV e CRV

Por último, mas não menos importante, entenda sobre o CRLV e CRV.

O primeiro é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Ele garante que o veículo está apto a circular pelas ruas. Além disso, é expedido anualmente.

Em contrapartida, o Certificado de Registro de Veículo não tem exatamente um prazo de validade. Só é solicitado um novo CRV quando há transferência de dono do carro, mudança de domicílio e residência, por exemplo.

Contudo, em ambos os casos, o condutor deve ter os dois documentos na carteira. Mas a boa notícia é que ambos já estão disponíveis digitalmente.

Leave a Reply