Detran PE Consulta – Pontuação, Placa, IPVA, DPVAT, Renavam

Detran PE Consulta

Hoje, nós falaremos sobre o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco. Através do Detran PE, consultas a diversas informações são possíveis.

O órgão é responsável por monitorar e fiscalizar o tráfego de veículos. E, caso seja necessário aplicar multas e outras sanções a condutores e a pedestres.

Além disso, o Detran se mostra como viabilizador do trânsito em Pernambuco. Assim, deve lidar com certificações e registros de condutores e de veículos. Além de diversos outros tipos de documentação, tributos e outros trâmites. Por isso, nós do Detran Vias vamos explicar um pouco mais sobe o Detran PE.

COMO FAZER DETRAN PE CONSULTA?

Para você saber como realizar, no Detran PE, consulta, de qualquer tipo, basta que você:

  • Entre no site do Detran PE;

  • Logo após, vá até o campo em branco, na aba Veículos com a placa do carro que você pretende consultar;

  • Clique em Consultar e pronto. Você terá a sua pesquisa em mãos.

DETRAN PE CONSULTA DE PONTUAÇÃO

A consulta à pontuação em sua carteira é bastante semelhante. Assim:

  • Vá ao site do Detran;

  • Depois, no campo Habilitação, digite o número da CNH que procura;

  • Clique em Consultar.

    No entanto, caso você precise ver a pontuação pelo veículo, você deve:

  • Ira ao site do Detran PE e, na aba Veículo, digitar a chapa, o Renavam e o chassi do carro;

  • Em seguida, clicar em Extrato geral. Serão exibidas todas as infrações cometidas pelo veículo e também, quantos pontos incorreram no proprietário.

    O site do Detran PE, da mesma foram, exibe dados sobre leis e infrações de trânsito. Assim, ajudando, as pessoas a entenderem as infrações pelas quais possam passar.

     

COMO OCORRE A CONSULTA DETRAN PE ONLINE?

Nesses casos, você deve seguir alguns passos simples. São eles:

  • Entrar no site do Detran PE;

  • Logo em seguida, ir até o campo (que está em branco) com o nome de Veículos e digitar a placa de identificação do carro que você deseja consultar;

  • Clique no botão Consultar para exibir os resultados da pesquisa.

É POSSÍVEL FAZER A CONSULTA DA PLACA DETRAN PE PRESENCIALMENTE?

Para que você faça a consulta da placa do seu carro no Detran PE presencialmente, você precisa ir até a unidade física do órgão. Ela fica na Estrada do Barbalho, número 889, no bairro Jardim Iputinga, em Recife/PE.

O horário de funcionamento do local é de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. E, para que você seja atendido, é preciso que você leve o comprovante de propriedade do carro. Além dos seus próprios documentos pessoais.

No entanto, devemos lembrar que esse tipo de atendimento não é muito comum. A maior parte das pessoas só consulta a placa, presencialmente, quando ocorre algum problema com o site do Detran PE.

Assim, ajuda que você imprima o resultado (ou a tela de erro) do site e leve consigo, quando for até a unidade do Detran. Ou, então, enviar o resultado, com a explicação do seu problema para o e-mail [email protected].

Em ambos os casos, você deve esperar a resposta do Detran. No entanto, essa costuma ser rápida.

COMO EU CONSULTO A SITUAÇÃO DE VEÍCULOS NO DETRAN PE?

Para isso, você deve seguir as seguintes instruções:

  • Vá até o site do Detran PE;

  • Clique em Consultar veículo, à direita da página principal;

  • Vá até Consultar veículos;

  • Se atente para o passo a passo a ser exibido;

  • Digite a placa do seu carro e clique em Ok;

  • Após o redirecionamento, preencha os campos disponíveis e clique em Consultar.

Devemos lembrar, no entanto, esse tipo de consulta exibe, apenas algumas informações. Como a situação atual do veículo e os débitos que constam nele.

DETRAN PE CONSULTA DE PLACA

É possível, também, consultar a placa no site do Detran de Pernambuco. Para isso, basta digitar o número dela no campo de pesquisa e serão exibidas as multas pendentes e quaisquer irregularidades com os documentos.

Assim, o proprietário deve quitar essas pendências o mais rápido possível. Ou contestar as multas, caso isso seja possível.

COMO CONSULTO IPVA NO DETRAN PE?

Para esse tipo de consulta, basta ir ao site do órgão. Clique em Consultar placa e digite o número. Por fim, clique em Detalhamento de débitos.

DETRAN PE CONSULTA DPVAT

Para essa consulta, no Detran, você deve:

  • Ir ao site do Detran PE;

  • Na aba Como fazer, vá em Veículos e, em seguida, em Licenciamento/IPVA;

  • Na próxima tela, do lado esquerdo, vá em Extrato de débitos;

  • Em seguida, clique na mensagem Emita o extrato geral ou detalhado de débitos do veículo aqui;

  • Digite o RENAVAM, o chassi e a placa do veículo.

Assim, você terá acesso detalhado aos débitos do seu veículo. Assim como ao prazo de pagamento para a regularização deles.

COMO CONSULTAR GRAVAME PELO DETRAN PE

O Gravame é o nome da anotação que está presente no campo de observações do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Ele também conhecido como DUT, mesmo dentro do Detran.

Nessa anotação, você encontra informações sobre alienação fiduciária, arrendamento mercantil e reserva de domínio e penhor. Isso de acordo com o contrato assinado pelo proprietário ou arrendatário (Resolução 320 de 2009 do CONTRAN).

Para você consultar o Gravame no Detran PE, é preciso agendar um atendimento com vistoria. Ao acessar a página, leia as orientações para fazer esse agendamento.

COMO CONSULTAR O RENAVAM PELO DETRAN PE?

Existem diversas maneiras de fazer essa consulta pelo órgão. Vamos mostrar todas logo abaixo.

CONSULTAR RENAVAM PE PELO NOME

Esse tipo de consulta não é possível através do site do Detran PE. É necessário o número da placa do veículo. Esse deve ser digitado na aba Veículo, no site do Detran PE.

Assim será exibida a situação atual do automóvel. Assim como outras informações pertinentes.

CONSULTAR RENAVAM PE PELA PLACA

Essa é a consulta mais comum ao Renavam. Para isso, acesse o site do Detran PE e encontre a aba Veículo. Digite o número da chapa e tenha acesso a todas as informações do carro.

CONSULTAR RENAVAM PE PELO CPF

Como já dissemos, a única maneira de você consultar o Renavam, no Detran PE é pelo número da chapa do veículo. Assim, você não consegue usar o CPF do proprietário para tal. Ou qualquer outro documento.

CONSULTAR RENAVAM PE BUSCA E APREENSÃO

Essa consulta não é feita no Detran PE. apenas no Denatran, que é nacional. Para isso, você deve utilizar a senha única do sistema gov.br. E, em seguida, ira té a opção Busca e apreensão.

Caso exista algum tipo de pendência, é preciso que você entre em contato com a Central de atendimento do Detran PE. E, assim, ver quais medidas legais ou administrativas devem ser tomadas para que ele seja regularizado.

CONCLUSÃO DETRAN PE CONSULTA

O Detran trata-se de um órgão estadual de fiscalização e viabilização do trânsito. No caso, do estado de Pernambuco. Assim, ele deve se submeter aos regulamentos do estado, desde que elas não se contraponham às legislações nacionais.

Além de fiscalizar, o Detran educa e controla motoristas e veículos. Lidando com diversas pendências relativas a essas duas entidades.

Assim, caso alguém tenha algum problema no trânsito, deve acionar o órgão. Mesmo que ele não seja o responsável direto, ele orientará o condutor ou proprietário do veículo.

Apaixonado por carros e assuntos que envolvem informações automobilísticas.

Deixe o seu comentário

2 × quatro =