Detran RJ – Rio de JAneiro – Telefone, Simulado, CNH, IPVA, Reclamação, Ouvidoria

Detran RJ

Você já conhece sobre o Detran RJ, e sabe como utilizar o órgão para ter acesso a serviços, soluções em relação a veículos, habilitações e outros? Pois então, saiba todas as informações aqui, no Detran Vias.

Você sabe tudo o que ele oferta, assim como o seu endereço, e quais serviços estão disponíveis online?

Saiba que, mesmo durante a pandemia, o Detran do Rio de janeiro continua funcionando de forma presencial, para a grande parte dos serviços que oferece.

Enfim, vejamos abaixo todas as informações sobre esse órgão, e conhecer quais são os  meios de contato principais. Além de outras informações pertinentes. Portanto, leia até o final, e fique por dentro de tudo!

Qual o endereço do Detran RJ?

Primeiramente, é importante destacar que, devido a pandemia do novo Coronavírus, de tempos em tempos as agências do Detran RJ ficam fechadas.

Mas, atualmente, devido a vacinação e à baixa de casos do vírus, é mais fácil dirigir-se a uma agência em qualquer lugar do Estado.

Afinal, alguns dos serviços oferecidos pelo Detran RJ só são possíveis presencialmente.

Então, descubra qual é o endereço da agência do Detran agora mesmo:

Endereço – SEDE: Avenida Presidente Vargas, 817 – Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20.071 – 004

É válido destacar que, por muitas vezes, é importante ligar para as agências, para se informar se o serviço está disponível de modo presencial.

Qual é o telefone do Detran RJ?

Muitas vezes, antes de se dirigir a uma agência, a saída mais segura é poder telefonar, para saber se determinado serviço está disponível ou não.

Então, saiba que a sede tem, na verdade, três números de telefone: (21) 3460-4040, (21) 3460-4041 e (21) 3460-4042. No atual momento, os números estão disponíveis apenas para casos mais urgentes.

Inclusive, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h. Aliás, vale ressaltar que estes são os únicos números disponíveis. Além disso, devido à pandemia, estão sendo utilizados para casos mais urgentes.

Então, caso queira resolver algo na sua cidade, o melhor é se dirigir até a agência mais próxima da sua casa.

Qual é o e-mail do Detran RJ?

Para falar via e-mail, há o serviço Detran e você. É por meio dele que você terá acesso a informações úteis como, por exemplo:

  • Aviso sobre a data de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da Carteira de Identidade.
  • Sobre o prazo de licenciamento de seu veículo.
  • Aviso de que a Carteira de Identidade já está disponível no posto.
  • Sobre a data de agendamento da Carteira de Identidade.
  • Aviso sobre a liberação do agendamento para exame de direção veicular.

Para ter acesso ao Detran e você, é necessário realizar um rápido cadastro. Você precisa preenchê-lo com os dados a seguir:

  • Nome completo;
  • RG;
  • CPF;
  • Data de Nascimento;
  • Nome da mãe;
  • CNH;
  • Renavam;
  • E-mail.

Já para as agências ao redor do munícipio, basta pesquisar o nome da agência no Google para ter acesso ao e-mail, caso tiver.

Qual é a ouvidoria do Detran RJ?

A ouvidoria é considerada como um dos setores mais importantes de qualquer órgão. Em resumo, funciona como um elo do cidadão e o Detran.

O usuário pode enviar sugestões, críticas, elogios ao órgão competente. Vale ressaltar que a ouvidoria, geralmente, é o último canal a ser utilizado como central de atendimento. Ou seja, caso tenha algum problema que não foi resolvido pelo setor responsável, então, você deve recorrer à Ouvidoria.

Inclusive, no Detran RJ, caso não queira o contato via e-mail, também pode ser realizado presencialmente. Anote o seguinte endereço: Avenida Presidente Vargas, 817, 8º andar, Centro, Rio de Janeiro. De segunda a sexta, das 8h às 17h

Qual é o site do Detran RJ?

Com conteúdo bastante informativo, ele é o melhor recurso para ficar por dentro dos serviços oferecidos pelo órgão.

Para saber de telefones, como chegar, quais são as agências, o site será a melhor opção para poder saber de todas estas informações.

A melhor parte é que os conteúdos são divididos em temas relacionados, o que facilita demais a navegação, e busca para encontrar os temas de seu interesse.

Portanto, é importante sempre fazer uma visita ao site para saber se determinado serviço ainda está funcionando.

Qual é o aplicativo do Detran Rio de janeiro?

Consulte seu veículo apreendido, pague seu IPVA ou consulte seus pontos na CNH. Tudo isso direto no Aplicativo do Detran RJ.

Qual é o simulado do Detran RJ?

Uma boa notícia para aqueles que desejam obter a carteira de habilitação: o site disponibiliza o simulado online.

O aluno pode realizar um teste para poder treinar para a prova teórica e, assim, conseguir um ótimo resultado quando realizar o exame oficial.

A parte mais interessante é que toda a visualização é bem semelhante à prova oficial. Você tem até 1 hora para responder as 30 questões. Para ser aprovado, deve acertar, no mínimo, 21 questões.

Consulta Detran RJ

Para realizar as consultas no site do Detran RJ, é bastante simples. Como dito acima, no tópico do site, os temas estão bem divididos.

Na página, voce pode saber mais sobre a obtenção da CNH, e quiser consultar sobre taxas, agendamentos e formulários. Em contrapartida, para assuntos referentes a veículos como licenciamento anual, troca de propriedade e outros temas pertinentes, será preciso consultar outra página.

Ademais, para os casos de infração, saiba que no site do Detran RJ, o tema tem um menu específico para isso.

Além disso, o site também tem um menu específico para os cidadãos que desejam obter o documento de identidade.

Como consultar o IPVA no Detran RJ?

Para consulta do IPVA no Detran RJ, você será redirecionado, imediatamente, para a página da Secretaria de Fazenda do Governo do Estado.

No link citado, terá maiores informações sobre como emitir o boleto para o pagamento do imposto, por exemplo. Aliás, é importante que você, motorista, fique sempre atento ao calendário de vencimentos.

Afinal, o IPVA é um dos impostos mais importantes para o veículo. Por isso, não deve ser pago após o vencimento.

Como calcular o valor do IPVA?

O IPVA é calculado de acordo com a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), e é divulgado anualmente.

As taxas variam de 0,5% a 4%. Esta porcentagem dependerá de qual tipo de veículo será cobrado o IPVA.

Por exemplo, os veículos que utilizam a energia elétrica é cobrada a menor taxa, ou seja, 0,5%. No entanto, para os veículos automotores que utilizam combustível, como a gasolina ou diesel, com exceção de utilitários, a taxa já sobe para 4%.

Você pode conseguir todas as informações diretamente na página do site. Dessa forma, fica mais fácil saber em qual categoria o seu veículo se encaixa.

Como consultar multas no Detran RJ?

Como dito no tópico do site do Detran RJ, há um menu específico para saber sobre as infrações. Basta clicar aqui para ter acesso. É válido ressaltar, portanto, que há formulários, e até mesmo uma seção de Perguntas Frequentes para poder sanar todas as dúvidas.

Então, não é necessário navegar por todo o site para encontrar a seção que você precisa. Novamente, vá no menu infração, e acesse as informações necessárias.

Agendamento Detran RJ

Para realizar o agendamento no site do Detran, é muito fácil! Em todos os menus de serviços oferecidos pelo órgão, a primeira seção é dedicada ao agendamento.

No entanto, existem aqueles que desejam obter a CNH. Além disso, os cidadãos que querem fazer a 1ª ou 2ª via do documento de identidade.

Os principais documentos solicitados na hora de preencher o formulário são o RG e o CPF. Mas cada agendamento tem uma solicitação específica, então é bom prestar atenção na hora de preencher.

Licenciamento Detran RJ

Para fazer o processo de licenciamento no Detran RJ. No site, você terá as informações necessárias para realizar todas as etapas.

Aliás, é importante lembrar que pagar o licenciamento antes da data de vencimento pode evitar futuras dores de cabeça.

Qual é a avaliação do Detran RJ no Reclame Aqui?

A reputação de uma empresa ou órgão no site Reclame Aqui é construída com reclamações e elogios sobre os mesmos.

Do mesmo modo em que a empresa também é avaliada com base na sua prontidão em responder aos consumidores no site. Além disso, os usuários ainda avaliam a empresa se a solução da mesma foi ou não satisfatória.

Claramente, o Detran RJ tem uma página destinada no site. Atualmente, a nota do órgão no Reclame Aqui é de 5.9 e tem uma taxa de 57,3% de índice de solução.

Resumo com os principais meios de contato do Detran RJ

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro tem uma enorme importância quando se trata de regularização do trânsito no país. Então, reunimos mais informações, que irão te ajudar a sempre se manter em dia com a sua documentação, e também do seu veículo.

A grande maioria dos itens abaixo são sobre documentos que o indivíduo deve pagar com certa regularidade. Portanto, é  necessário deixar as datas sempre anotadas na agenda.

Detran RJTelefone, link ou e-mail
Ouvidoriahttps://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=14&tipo=ouvidoria_email
Disque-Detran154
Disque Detran (Sede)(21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Mais informações sobre o Detran RJ

RENAVAM

O Registro Nacional de Veículos Automotores, ou RENAVAM, é bastante útil. Pois é por meio dele que é feito o cadastro dos veículos.

Esse documento é importante quando há a venda de carros usados. Com o número em mãos, é possível saber se há algum débito ou não. Aliás, vale frisar que o RENAVAM é feito regionalmente, pelo órgão de cada estado.

CNH

A Carteira Nacional de Habilitação permite qualquer pessoa maior de 18 anos, a conduzir veículos automotores de 6 categorias. São elas: AAC, A, B, C, D e E.

A sua obtenção é mediante a frequência do indivíduo na autoescola. E, assim, ele possa pagar taxas para que possa realizar as provas teórica e prática. Assim como as aulas de treinamento, e o simulador de direção também.

Serviços online

Com a pandemia, os serviços online tornaram-se fundamentais para dar seguimento ao cotidiano do brasileiro. E com o Detran não foi diferente!

É possível perceber que todos os serviços acontecem de forma virtual, o que é muito positivo para o usuário que precisa resolver pendências.

CRLV e CRV

E agora, temos o CRLV e CRV. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo é o primeiro. Ele serve para garantir que o veículo está em condições de circular pelas ruas. É expedido anualmente.

Enquanto que o Certificado de Registro de Veículo não tem necessariamente uma data de validade. Só é solicitado um novo CRV quando há transferência de dono do carro, mudança de domicílio e residência, por exemplo.

Contudo, o motorista deve manter ambos os documentos na carteira. E os dois encontram-se disponíveis de forma online.

Deixe o seu comentário

cinco × 5 =