Detran RN – Rio Grande do Norte – Telefone, Simulado, CNH, IPVA, Reclamação, Ouvidoria

Detran RN

Você conhece o Detran RN, e sabe como utilizar o órgão para ter acesso a serviços e soluções em relação a veículos, habilitações e outros? Pois então, confira todas as informações aqui, no Detran Vias.

Você conhece todos os serviços que estão disponíveis na unidade, e também pelo site?

É importante saber que, mesmo em meio à pandemia, o serviço do Detran funciona normalmente no formato presencial para a maioria dos serviços oferecidos.

Então, vamos conhecer mais a respeito do órgão, e saber seus principais meios de contato. Além de outras informações pertinentes. Portanto, leia até o final, e fique por dentro de tudo o que preparamos para você!

Qual o endereço do Detran RN?

Em primeiro lugar, é importante dizer que, devido à pandemia, muitas unidades do Detran ficaram fechadas, mas reabriram nos últimos meses. Mas é importante sempre se informar antes de se dirigir presencialmente a alguma agência.

Então, com os pontos acima já esclarecidos, é muito importante que o cidadão consiga ir a agência presencial resolver qualquer pendência.

Portanto, como o primeiro passo, é necessário saber qual é o endereço da agência do Detran RN. Mas não há um link específico para isso. Na verdade, o endereço do Detran RN encontra-se no rodapé do site.

Mas colocaremos aqui também: Av. Perimetral Leste, 113, Cidade da Esperança, Natal/RN.

Este é o endereço onde está localizada a sede do órgão no estado. O horário de atendimento é de 8h às 14h, de segunda a sexta.

Qual é o telefone do Detran RN?

Como dito no primeiro tópico, por conta da pandemia, muitas agências ficaram fechadas. Por isso, como primeiro passo, o ideal é ter os números de telefone para poder realizar alguns procedimentos, como agendamento, por exemplo.

Então, para aqueles que desejam ligar para a sede do Detran. São dois números:

  • (84) 3232.8030
  • (84) 3232.8039

A Central de Atendimento funciona no mesmo horário da agência presencial, ou seja, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Qual é o e-mail do Detran RN?

Você pode estar entrando em contato para falar via e-mail, pois esse é o único correio eletrônico que ele possui.

Uma recomendação é enviar um e-mail com o assunto bem especificado. Assim, evita que o servidor do Detran RN fique bastante congestionado, e também que eles não entendam a sua solicitação. Por isso, a recomendação do órgão é que os cidadãos evitem de enviar muitos e-mails.

Qual é a ouvidoria do Detran RN?

Sem dúvida, a ouvidoria é um dos setores mais importantes de qualquer órgão. Nesse caso, ele funciona como um elo do cidadão e o Detran.

O usuário pode enviar sugestões, críticas, elogios ao órgão competente. Mas vale ressaltar que a ouvidoria, geralmente, é o último canal a ser utilizado como central de atendimento.

Portanto, só mesmo se você tiver algum problema que o setor responsável não resolveu, é que você deve entrar em contato com a Ouvidoria.

Ainda pelo Detran RN, há o número de WhatsApp relacionado apenas ao serviço: (84) 98135 7266. Aliás, você também pode realizar chamadas, e enviar mensagens de texto (SMS).

Qual é o site do Detran RN?

É por meio do portal que você tem acesso a agendamentos, andamentos de processos, e com o Fale Conosco. Além disso, você acessa outros serviços, como a 1ª habilitação, e ainda fica por dentro das notícias do órgão.

No menu principal, há as principais categorias, o que facilita a navegação do usuário em todos os temas. Então, não deixe de visitar o site do Detran RN para poder ter acesso a todos estes recursos.

Qual é o simulado do Detran RN?

Caso queira saber como realizar o simulado para a prova teórica no Detran RN, não há no site um link específico.

Você pode encontrar diversos formulários para outros serviços, como habilitação e infrações, por exemplo. Mas, infelizmente, para realizar o simulado, para ter acesso ao treinamento necessário para a prova teórica, o site não disponibiliza nenhum link.

Por isso, uma solução é pesquisar no Google sobre simulados. Pois, dessa forma, você consegue ter acesso à vários deles para estudar.

Consulta Detran RN

O site é bem intuitivo quando falamos em consultas sobre serviços oferecidos pelo Detran RN. Por meio dele, o cidadão terá acesso a Ouvidoria, Central de Atendimento, além de outros números de agências do órgão no estado.

A maior parte das informações disponíveis em relação a veículos, assim como as infrações, e também com referências a habilitações, estão disponíveis diretamente na página inicial.

Ou seja, permite ao usuário encontrar as informações que precisa com bastante facilidade e rapidez.

Como consultar o IPVA no Detran RN?

Ao consultar o IPVA no Detran RN, um breve formulário solicitará o número da placa e do RENAVAM. É importante ressaltar que você deve digitar apenas os números. Ou seja, hífens e pontos não são aceitos.

Para solicitar mais informações, você pode consultar a Secretaria de Estado da Tributação.

Lembre-se que o IPVA é um dos impostos mais importantes. O ato de não pagar pode ter consequências graves, como a apreensão do veículo, por exemplo.

Como calcular o valor do IPVA?

De acordo com a Secretaria de Estado de Tributação, o IPVA é calculado segundo as informações abaixo:

  • 1% para ônibus, caminhões, cavalos mecânicos e veículos em razão de contrato de arrendamento mercantil;
  • 2% para motocicletas e similares, com potência até 200 cilindradas;
  • 3% para automóveis, caminhonetes, micro-ônibus, embarcações recreativas ou esportivas e qualquer outro veículo automotor não incluído nos itens anteriores.

Assim como a maioria dos estados, no Rio Grande do Norte também há um calendário, com as datas previstas para veículos com placas de número final de 0 a 9.

O motorista tem a opção de cota única, o que o beneficia com desconto de até 5%. Ou pode ainda parcelar o imposto em até 5 meses. É importante se informar também, se o veículo tem direito à isenção, imunidades ou dispensa.

Para eventuais dúvidas, o motorista também pode ler as perguntas frequentes. Com 13 páginas, o documento tem as respostas para as questões mais comuns.

Como consultar multas no Detran RN?

Na hora de consultar as multas, lembre-se de sempre colocar o número da placa e RENAVAM, sem utilizar pontos ou hífens.

Ainda pensando em um caráter educativo, você também pode se informar sobre os quatro tipos de infrações: leve, média, grave e gravíssima. Em cada uma dessas categorias, há o tipo de infração, o artigo do Código de Trânsito Brasileiro e também o custo financeiro.

site ainda disponibiliza um formulário de busca, onde você poderá colocar uma palavra-chave (por exemplo, velocidade), e ele colocará todos os tipos de infrações com a palavra digitada.

Agendamento Detran RN

No site Detran RN, há uma opção disponível no próprio site de pesquisas, o Google, como uma das primeiras da lista.

Ao entrarmos no link disponibilizado, temos acesso a três grandes menus: Habilitação, Veículos e Médico, Psicológico e Junta. A partir disso, o usuário poderá selecionar o item desejado, e realizar o agendamento.

Entretanto, vale lembrar que, para habilitação, e para os exames médicos e psicológicos, é necessário ter o número do CPF em mãos. Não pode se colocar nem hifens e nem pontos.

Licenciamento Detran RN

Também é importante para aqueles que têm um veículo próprio manter o licenciamento em dia.

Para poder consultar as taxas, o usuário deve colocar o número da placa e do RENAVAM.

Para que o usuário consiga emitir o boleto, e pagar o imposto mais rápido possível. Para isso, é necessário colocar a placa e RENAVAM do veículo.

Qual é a avaliação do Detran RN no Reclame Aqui?

O Reclame Aqui existe há 20 anos, e é o site mais recomendado para saber sobre a reputação de uma empresa, seja ela pública ou privada.

Esta reputação é construída com reclamações e elogios sobre uma empresa. Além disso, ele serve para avaliar também se a empresa costuma responder às reclamações, e os usuários avaliam se a solução foi satisfatória.

Resumo com os principais meios de contato do Detran RN

Confira abaixo quais são as principais formas de entrar em contato com o órgão:

Detran RNTelefone, link ou e-mail
Ouvidoriahttps://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=14&tipo=ouvidoria_email
Disque-Detran154
Disque Detran (Sede)(21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042

Mais informações sobre o Detran RN

O Detran é o órgão que detêm grande importância para a regularização do trânsito brasileiro. Então reunimos mais informações que irão te ajudar a sempre se manter em dia com o Detran RN.

A maior parte dos itens escritos abaixo são sobre documentos que devem ser pagos com certa regularidade. Por isso, é sempre bom anotar na agenda as datas para não ficar em débito.

RENAVAM

O Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), é um documento de grande importância, pois é através dele que ocorre o cadastro dos veículos.

O RENAVAM é feito de forma regional, pelo Detran de cada estado.

CNH

A Carteira Nacional de Habilitação é o documento que possibilita que maiores de 18 anos possam conduzir veículos automotores de 6 categorias. Elas são: AAC, A, B, C, D e E.

Contudo, para obtê-la, é necessário que o interessado vá a uma autoescola, pague as taxas, realize as provas teórica e prática, e seja aprovado. E também as aulas de treinamento. Assim como o simulador de direção.

Serviços online

Com a pandemia, os serviços online tornaram-se fundamentais para que serviços essenciais à população não fossem interrompidos. É o caso, por exemplo, de grande parte dos serviços do Detran.

No caso do órgão na região paraense, é possível perceber que todos os serviços podem ser feitos de forma virtual. O que é algo bastante positivo para o usuário que precisa resolver pendências, por exemplo.

CRLV e CRV

O CRLV é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Ele serve para certificar que o veículo está em condições de trafegar nas ruas. É expedido todos os anos.

E o CRV é o Certificado de Registro de Veículo, e não tem um prazo de validade. Solicita-se um novo CRV apenas quando é feita a transferência de propriedade do veículo, mudança de domicílio e residência, por exemplo. Contudo, o motorista sempre deve estar de posso dos dois documentos na carteira. Além disso, também é possível emitir ambos pelo site do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte.

Deixe o seu comentário

6 + 6 =