Detran Rondônia – RO – SAC 0800, Atendimento, Reclamação, Ouvidoria

Detran RO

Está à procura de informações sobre o Detran RO? Além do telefone, você encontrará todos os canais de atendimento para falar com o Detran. Ao longo deste texto, serão mostrados os seguintes contatos: telefone, ouvidoria, site, e-mail, entre outros.

Qual é o endereço do Detran RO?

O principal endereço do Detran RO fica na Rua Dr. José Adelino, 4477 – Costa E Silva, Porto Velho – RO. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O segundo endereço desse órgão é na Rua Santa Bárbara, 4500 – Industrial, Porto Velho – RO.

Por fim, se você quiser falar sobre educação de trânsito, o endereço é Av. Lauro Sodré, 1983, bairro Pedrinhas, Porto Velho – RO.

Qual é o telefone do Detran RO?

Caso você queira falar com o Detran RO, ligue para um dos números a seguir:

  • Ouvidoria: 3217-2575 [[email protected]];
  • Diretoria Geral: 3217-2572 / 3217-2573;
  • Protocolo Geral: 3217-2928;
  • Assessoria de Imprensa: 3217-2939;
  • Pátio com veículos apreendidos:  3217-2931 / 3217-2981;
  • Corregedoria: 3217-2991.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Qual é o número de WhatsApp do Detran RO?

Infelizmente, o Detran RO não possui um contato de WhatsApp. Para falar com o departamento estadual de trânsito, é preciso acionar os outros contatos mostrados neste texto. Como esse órgão possui uma equipe qualificada, ele faz o possível para atender aos clientes da melhor forma.

Quais são as redes sociais do Detran Roraima?

O Detran RO é um órgão estatal que acompanha o avanço da tecnologia. Por conta disso, ele é muito atuante nas redes sociais. Por meio de canais como Facebook, Twitter e Instagram, é possível falar diretamente com os setores de atendimento dessa empresa.

Para acessar as redes sociais desse órgão, escolha um dos links a seguir:

Qual é o e-mail do Detran RO?

O e-mail do Detran RO é [email protected]. Esse e-mail é voltado para a ouvidoria desse órgão, onde é possível fazer reclamações caso algum dos setores de atendimento não tenha atendido às expectativas do reclamante.

Qual é a ouvidoria do Detran?

Para falar com a ouvidoria do Detran RO, envie um e-mail para [email protected]. A outra opção é ligar para o número 3217-2575 ou acessar este link. Ao acessar esse site, preencha o formulário e digite a sua mensagem.

A ouvidoria é o último recurso possível para reclamar com alguma empresa. Por isso, este setor só deve ser acionado após um contato prévio com o setor de atendimento da empresa reclamada. Quando a ouvidoria não consegue resolver o problema de um cliente, ele se vê obrigado a acionar a justiça.

Qual é o site do Detran Roraima?

Para acessar o site desse órgão, acesse este link. Por meio desse site, é possível ver os contatos desse órgão, falar com os setores de atendimento e conhecer um pouco mais sobre a instituição. Ademais, é possível ver notícias, conhecer programas e ações e ver informações sobre infrações de trânsito.

Qual é o simulado do Detran RO?

O site do Detran -RO não possui um simulado específico para seu estado. Contudo, ele mostra um link com todos os simulados de outros estados. O objetivo da prova teórica do Detran é ambientar o candidato à realidade que ele viverá na hora de realizar os exames desse órgão. Para fazer o simulado, entre neste link. Depois disso, marque as opções disponíveis e clique em “Iniciar”.

Assim como a prova real, o simulado dura 60 minutos e, depois disso, é finalizado de forma automática. Quando faltar 15 minutos para o encerramento da prova, aparecerá um relógio amarelo cronometrando o tempo restante de prova. Quando faltar 5 minutos, o relógio ficará vermelho, isso mostrará que o tempo de prova está acabando.

Ao fim da prova simulada, se alguma questão não tiver sido respondida, não haverá como retornar a prova para respondê-la. Quando a prova for concluída, será mostrado o número de questões certas e a mensagem “aprovado” ou “reprovado” juntamente com o gabarito da avaliação.

Consulta Detran Roraima

Para acessar a consulta de veículos, entre neste link. Ao entrar neste site, você terá que digitar a placa do seu carro e o seu CPF ou CNPJ. Ao fazer o login, será possível consultar a situação tanto de seus próprios veículos quanto de outras pessoas (nesse caso, é preciso informar a placa e o Renavam).

Como consultar o IPVA no Detran RO?

Para consultar o IPVA de Rondônia, acesse este link. Ao entrar nesse site, você verá a tabela de pagamentos desse imposto para 2021. Para fazer login, digite o seu Renavam e aperte “Consulta Renavam”.

Como calcular o valor do IPVA?

O IPVA é calculado com base no valor do automóvel na tabela FIPE. Esse valor é multiplicado pela alíquota que, em Rondônia, é de 3% para camionetes e automóveis, 2% para motocicletas, triciclos e similares e 1% para ônibus e caminhões.

Em algumas situações, o cálculo do IPVA é feito de um modo diferente. Quando o veículo é novo, o valor do IPVA é proporcional à quantidade de meses em posse do carro no ano.

Por exemplo, quando alguém compra um automóvel no mês de agosto, ele paga 5/12 da tarifa total do imposto. Vale lembrar que o imposto é calculado a partir da data de registro do veículo.

Se o veículo for furtado ou roubado, é preciso inscrevê-lo no sistema de furtos e roubos. Assim, não haverá cobrança de IPVA até que o veículo seja recuperado.

Quando o veículo sai de circulação (casos de baixa no veículo), esse imposto é cobrado de forma proporcional. Ou seja, após a confirmação da baixa, não haverá cobrança de qualquer taxa de IPVA.

Como não são veículos automotores, veículos semirreboques ou reboques não precisam pagar IPVA. Os veículos oficiais também se enquadram nessa isenção. Para caminhões, o IPVA é calculado com base no veículo e no valor da carroceria.

Como consultar multas no Detran?

Para consultar multas nesse órgão, siga os passos abaixo:

  • Clique em seu navegador e digite o endereço eletrônico do Departamento de Trânsito de Rondônia – https://www.detran.ro.gov.br;
  • Depois disso, entre no site e procure a opção “Veículos” no centro da página principal;
  • Ao clicar nessa opção, a página será redirecionada e solicitará o Renavam e a placa do automóvel;
  • Preencha todas as informações e clique em “Consultar”.

Agendamento Detran RO

Para acessar o agendamento desse órgão, acesse este link. Depois disso, clique em “Iniciar” e escolha entre “agendar atendimento” ou “meus atendimentos”. A primeira opção é para quem busca fazer um atendimento e a segunda é para pessoa que pretende acompanhar os atendimentos que foram feitos.

Ao escolher a primeira opção, após preencher as informações pedidas, o site mostrará o endereço da unidade do Detran mais próxima da sua cidade.

Licenciamento Detran RO

O Licenciamento do Veículo é um documento obrigatório por lei. Sem esse documento, o veículo não possui permissão para circular. A renovação do Licenciamento deve acontecer anualmente, após o pagamento de uma taxa para o Detran. Depois que o pagamento for feito, é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Para fazer o pagamento desse documento, é preciso informar a placa e o código Renavam do veículo. Ambas as informações podem ser encontradas no CRLV. Para ver mais informações sobre o licenciamento de veículos em Rondônia, acesse este link.

Resultado Detran

Para aqueles que buscam sua habilitação e já fizeram a prova teórica ou prática, é possível acessar os resultados neste link. Ao entrar nessa página, basta informar os dados solicitados. Depois disso, marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Consultar”.

Qual é a avaliação do Detran RO no Reclame Aqui?

Para reclamar sobre o Detran RO no Reclame Aqui (RA), o primeiro passo é fazer o cadastro gratuito no site. Para fazer isso, acesse este link e crie o seu perfil. Depois disso, digite o seu texto e explique qual é o motivo da sua reclamação.

O Detran/RO não possui uma avaliação no Reclame Aqui, pois entre 2018 e 2021, esse órgão recebeu apenas cinco reclamações. Por conta disso, o RA tratou esse Detran como “sem índice”.

Resumo dos contatos do Detran Roraima

Atualmente o Detran disponibiliza alguns meios para contato direto com o órgão. Ademais aos telefones de contato, o órgão estadual mantém perfil nas principais redes sociais como Facebook e Instagram.

Além disso, possui um aplicativo, onde é mais fácil acessar informações e é possível alterar alguns dados. O aplicativo se chama +detran.al e pode ser acessado aqui.

Abaixo estão os principais meios de contato com o Detran:

Canais de atendimentoMeios de contato
TelefonesProtocolo Geral: 3217-2928;Assessoria de Imprensa: 3217-2939;Pátio com veículos apreendidos: 3217-2931 / 3217-2981;
Diretoria Geral3217-2572 / 3217-2573;
Corregedoria3217-2991
Facebookhttps://pt-br.facebook.com
Instagramhttps://www.instagram.com/
Twitterhttps://twitter.com/
E-mail[email protected];
WhatsAppNão possui
OuvidoriaOuvidoria: 3217-2575 [email protected];
CNPJ15.883.796/0001-45

Mais informações sobre o Detran/RO

Renavam

Renavam é o documento de identificação do automóvel, como se fosse uma espécie de RG. Em outras palavras, esse documento é o Registro Nacional do veículo. Com o número desse documento, é possível conhecer todo o histórico do automóvel.

Por conta disso, ao consultar o Renavam, você pode acessar informações sobre as características do veículo, multas, placas, licenciamentos, mudanças de propriedade, roubos, furtos, entre outras coisas.

Esse documento é liberado logo após o veículo ser registrado no Detran. Inclusive, a solicitação do Renavam deve acontecer logo após a compra do automóvel. Além disso, ele é sempre necessário nos momentos em que houver alguma consulta sobre o veículo.

Ao entrar no site do Detran RO, é possível consultar todas as informações do automóvel por meio do Renavam.

CNH

Todos os procedimentos ligados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem ser feitos junto ao Detran RO. É função desse órgão formar novos condutores e emitir esse documento. Ademais, também é função dele renovar a CNH de alguém ou emitir uma segunda via.

No site do Detran RO, você encontra todas as informações necessárias para solicitar ou renovar a CNH. Ademais, é possível agendar cada etapa do processo e acompanhar o seu andamento.

Nesse site, também é possível verificar a situação da CNH, saber se ela perdeu pontos e solicitar uma autorização para exercer trabalho remunerado. Essa autorização é importante, pois as exigências legais são diferentes das leis feitas para o condutor comum.

Serviços online

Quase todos os serviços do Detran RO podem ser solicitados pela web. Além disso, é possível usar o site desse órgão para fazer o agendamento dos serviços presenciais.

Nesse site, é possível baixar muitos documentos para impressão ou para uso como PDF. Inclusive, o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo) está disponível digitalmente.

Em resumo, os serviços online fornecidos pelo Detran RO tornam o atendimento mais simples e oferecem mais comodidade para seus usuários. Além disso, durante a pandemia causada pela Covid-19, o serviço online se torna ainda mais importante, pois evita aglomerações e exposições desnecessárias.

Portanto, o ideal é usar esses serviços online tanto quanto possível. Além disso, eles evitam as filas e poupam o tempo das pessoas.

CRLV e CRV

Como o próprio nome já diz, o CRV (Certificado de Registro de Veículo) é o registro do automóvel. Por sua vez, o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo) é o licenciamento anual.

O CRV comprova que o veículo foi registrado junto ao Detran. Por sua vez, o CRLV comprova que o veículo está em condições de trafegar nas ruas e estradas do Brasil.

O Detran RO cuida do registro e da renovação desses documentos. Para saber mais sobre o CRLV, acesse este link. Caso você queira mais informações sobre o CRV, entre neste link.

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha outras informações sobre a categoria Detran RO.

Leave a Reply