Detran RS Rio Grande do Sul – Telefone 0800, SAC, Atendimento, Ouvidoria, Reclamação

Detran RS

Está à procura do telefone do Detran RS? Além do telefone, você encontrará todos os meios disponíveis para falar com esse órgão. Ao longo deste texto, serão mostrados os seguintes contatos do Detran/RS: 0800, ouvidoria, site, e-mail, entre outros.

Qual é o endereço do Detran RS?

A sede administrativa do Detran fica na Rua Voluntários da Pátria, nº 1358, CEP 90230-010, Porto Alegre/RS. Caso você queira enviar alguma correspondência, o endereço do Detran/RS é Rua Voluntários da Pátria, nº 1358 – 5º andar, CEP 90230-010, Porto Alegre/RS.

Qual é o telefone do Detran?

Caso você queira falar com o Detran RS, é preciso acionar o setor “Detran/RS -Em defesa da vida”, cujo número é 0800 905 5555. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 08hs às 20hs.

Ao acionar esse setor, você pode falar sobre diversos assuntos como: CRLV digital, verificação do seu veículo, impressão de CRLV, consultar multas e outros tipos de infrações, indicação do condutor infrator, entre outras coisas. Ademais, esse canal também está disponível para o esclarecimento de dúvidas.

Qual é o e-mail do Detran RS?

Para falar com o diretor geral do Detran , Enio Egon Bergmann Bacci, o e-mail é [email protected] Para falar com o diretor geral adjunto, Rafael Rodrigues Mennet, o e-mail é [email protected]

Por fim, caso queira falar com o setor de imprensa do Detran, o e-mail é [email protected] Caso queira falar por telefone, o número é (51) 3288-2090.

Qual é a ouvidoria do Detran?

Para falar com a ouvidoria do Detran RS, entre na página e escolha as opções que forem mais úteis para você. Ao entrar no site, é possível escolher entre as seguintes opções: “reclamações”, “denúncias” e “consulta ouvidoria”.

A ouvidoria é o último recurso possível para reclamar com alguma empresa. Por isso, este setor só deve ser acionado após um contato prévio com o setor de atendimento da empresa reclamada. Quando a ouvidoria não consegue resolver o problema de um cliente, ele se vê obrigado a acionar a justiça.

Qual é o site do Detran RS?

No site, é possível ver os contatos desse órgão, falar com os setores de atendimento e conhecer um pouco mais sobre o Detran/RS. Ademais, é possível ver notícias sobre esse órgão, conhecer seus programas e ações e ver algumas estatísticas sobre o trânsito no Rio Grande do Sul.

Qual é o simulado do Detran RS?

O objetivo da prova teórica do Detran é ambientar o candidato à realidade que ele viverá na hora de realizar os exames desse órgão. Para fazer o simulado, escolha entre as provas 1 e 2. Depois disso, marque a opção “não sou um robô” e vá em “Continuar”.

Assim como a prova real, o simulado dura 60 minutos e, depois disso, é finalizado de forma automática. Quando faltar 15 minutos para o encerramento da prova, aparecerá um relógio amarelo cronometrando o tempo restante de prova. Quando faltar 5 minutos, o relógio ficará vermelho, isso mostrará que o tempo de prova está acabando.

Ao fim da prova simulada, se alguma questão não tiver sido respondida, não haverá como retornar a prova para respondê-la. Quando a prova for concluída, será mostrado o número de questões certas e a mensagem “aprovado” ou “reprovado” juntamente com o gabarito da avaliação.

Consulta Detran

No site, você será direcionado ao portal.gov.br para fazer seu cadastro ou login, em seguida, a página voltará para a Central de Serviços do Detran/RS. Ao fazer o login, será possível consultar a situação de seus próprios veículos e também os de outras pessoas (nesse caso, é preciso informar a placa e o Renavam).

Como consultar o IPVA no Detran

Para consultar o IPVA no Detran RS pela web, entre na opção “Consulta Veículo (IPVA, Taxas, Seguro, Licenciamento)”, que fica na aba “Consultas”. Ao escolher essa opção, a página mostrará uma opção para consulta de veículos.

Ao entrar nessa página, haverá um redirecionamento para a página do Detran e, após um novo login, um segundo direcionamento para a página gov.br. Após digitar o seu CPF nessa página, ela voltará para o site do Detran/RS. A partir daí, será possível consultar o seu IPVA.

Como calcular o valor do IPVA?

O IPVA é calculado com base no valor do automóvel na tabela FIPE. Esse valor é multiplicado pela alíquota que, no Rio Grande do Sul, é de 3% para camionetes e automóveis, 2% para motocicletas, triciclos e similares e 1% para ônibus e caminhões.

Em algumas situações, o cálculo do IPVA é feito de um modo diferente. Quando o veículo é novo, o valor do IPVA é proporcional à quantidade de meses em posse do carro no ano.

Por exemplo, quando alguém compra um automóvel no mês de agosto, ele paga 5/12 da tarifa total do imposto. Vale lembrar que o imposto é calculado a partir da data de registro do veículo.

Se o veículo for furtado ou roubado, é preciso inscrevê-lo no sistema de furtos e roubos. Assim, não haverá cobrança de IPVA até que o veículo seja recuperado.

Quando o veículo sai de circulação (casos de baixa no veículo), esse imposto é cobrado de forma proporcional. Ou seja, após a confirmação da baixa, não haverá cobrança de qualquer taxa de IPVA.

Como não são veículos automotores, veículos semirreboques ou reboques não precisam pagar IPVA. Os veículos oficiais também se enquadram nessa isenção. Para caminhões, o IPVA é calculado com base no veículo e no valor da carroceria.

Como consultar multas no Detran?

A página do Detran RS sobre multas permite ao usuário ter acesso às infrações de um determinado veículo. Ademais, ele também pode observar a impressão de guia de arrecadação (GAD-M) para pagamento de multas relacionadas a infrações de trânsito, segunda via de notificações e Extrato de Auto de Infração de Trânsito.

Essa consulta mostra os dados da autuação detalhadamente, como o local em que ela ocorreu, o órgão de trânsito que cuida da via, dados da infração, legislação que ampara a autuação, número de pontos que ela faz incidir no prontuário, valor da multa e alguns dados do veículo como marca e chassi.

Por razões de segurança, os dados pessoais do proprietário não podem ser vistos por ninguém a não ser ele próprio ou a pessoa que se cadastrou pelo login único na Central de Serviços do Detran.

Agendamento Detran

O Detran possui três unidades de atendimento presencial em Porto Alegre e elas ficam no TudoFácil Centro, TudoFácil Zona Sul e TudoFácil Zona Norte. Esses locais atendem de segunda à sexta, das 08hs às 18hs. Vale ressaltar que, para que as documentações sejam protocoladas, os atendimentos devem ser feitos até as 17h30.

A seguir, veja os endereços das três unidades do Detran :

TUDOFÁCIL CENTRO – Avenida Borges de Medeiros, nº 521 – Centro, Porto Alegre/RS.

TUDOFÁCIL ZONA NORTE – Rua Domingos Rubbo, nº 51 – Cristo Redentor, Porto Alegre/RS.

TUDOFÁCIL ZONA SUL – Avenida Wenceslau Escobar, nº 2666 – Tristeza, Porto Alegre/RS.

Licenciamento Detran RS

O Licenciamento do Veículo é um documento obrigatório por lei. Sem esse documento, o veículo não possui permissão para circular. A renovação do Licenciamento deve acontecer anualmente, após o pagamento de uma taxa para o Detran. Depois que o pagamento for feito, é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Para fazer o pagamento desse documento, é preciso informar a placa e o código Renavam do veículo. Ambas as informações podem ser encontradas no CRLV.

Resultado Detran

Para aqueles que buscam sua habilitação e já fizeram a prova teórica ou prática, é possível acessar os resultados. Ao entrar na página, basta escolher uma das opções disponíveis e informar os dados solicitados. Depois disso, marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Consultar”.

Para quem fez a prova teórica impressa e não pelo computador, o resultado será divulgado em até 15 dias úteis. Vale ressaltar que esse prazo pode ser afetado por causa das restrições da Covid-19.

Qual é a avaliação do Detran RS no Reclame Aqui?

Para reclamar sobre o Detran no Reclame Aqui (RA), o primeiro passo é fazer o cadastro gratuito no site. Depois disso, digite o seu texto e explique qual é o motivo da sua reclamação.

Numa escala de 0 a 10, a avaliação geral do Detran/RS no site Reclame Aqui é 4,0. Por conta disso, o Reclame Aqui classifica esse órgão público como “não recomendado”. Entre maio de 2018 e maio de 2021, o Detran/RS recebeu 390 reclamações e respondeu 384. Isso corresponde a 98,5% de reclamações respondidas.

Se analisarmos o período entre janeiro e dezembro de 2020, esse órgão público recebeu 130 reclamações e respondeu 129. Isso corresponde a 99,2% de reclamações respondidas.

Apesar de seu alto índice de respostas, o Detran/RS possui um péssimo índice de reclamações resolvidas. Por exemplo, entre janeiro e dezembro de 2020, esse órgão resolveu apenas 29,2% das reclamações que recebeu. Além disso, apenas 25% das pessoas afirmaram que voltariam a utilizar os serviços do Detran/RS por vontade própria.

Resumo dos contatos do Detran RS

Atualmente o Detran disponibiliza alguns meios para contato direto com o órgão. A autarquia mantém perfil nas principais redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube.

Abaixo estão os principais meios de contato com o Detran do Rio Grande do Sul:

Canais de AtendimentoMeios de Contato
Telefone (SAC)0800 905 5555
Central de atendimento0800 905 5555
TelevendasNão possui
Unidades Detran/RShttps://www.detran.rs.gov.br/atendimento-ao-publico
Facebookhttps://pt-br.facebook.com/DetranRSoficial
Instagramhttps://www.instagram.com/detranrsoficial/?hl=pt-br
Twitterhttps://twitter.com/DetranRSoficial
E-mail[email protected];

 

[email protected];

[email protected]

WhatsAppNão possui
Ouvidoriahttps://www.detran.rs.gov.br/ouvidoria
CNPJ01.935819/0001-03

Mais informações sobre o Detran RS

Renavam

Renavam é o documento de identificação do automóvel, como se fosse uma espécie de RG. Em outras palavras, esse documento é o Registro Nacional do veículo. Com o número desse documento, é possível conhecer todo o histórico do automóvel.

Por conta disso, ao consultar o Renavam, você pode acessar informações sobre as características do veículo, multas, placas, licenciamentos, mudanças de propriedade, roubos, furtos, entre outras coisas.

Esse documento é liberado logo após o veículo ser registrado no Detran. Inclusive, a solicitação do Renavam deve acontecer logo após a compra do automóvel. Além disso, ele é sempre necessário nos momentos em que houver alguma consulta sobre o veículo.

Ao entrar no site do Detran/RS, é possível consultar todas as informações do automóvel por meio do Renavam.

CNH

Todos os procedimentos ligados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem ser feitos junto ao Detran. É função desse órgão formar novos condutores e emitir esse documento. Ademais, também é função dele renovar a CNH de alguém ou emitir uma segunda via.

No site do Detran/RS, você encontra todas as informações necessárias para solicitar ou renovar a CNH. Ademais, é possível agendar cada etapa do processo e acompanhar o seu andamento.

Nesse site, também é possível verificar a situação da CNH, saber se ela perdeu pontos e solicitar uma autorização para exercer trabalho remunerado. Essa autorização é importante, pois as exigências legais são diferentes das leis feitas para o condutor comum.

Serviços online

Quase todos os serviços do Detran podem ser solicitados pela web. Além disso, é possível usar o site desse órgão para fazer o agendamento dos serviços presenciais.

Nesse site, é possível baixar muitos documentos para impressão ou para uso como PDF. Inclusive, a CNH e o CRLV estão disponíveis digitalmente.

Em resumo, os serviços online fornecidos pelo Detran tornam o atendimento mais simples e oferecem mais comodidade para seus usuários. Além disso, durante a pandemia causada pela Covid-19, o serviço online se torna ainda mais importante, pois evita aglomerações e exposições desnecessárias.

Portanto, o ideal é usar esses serviços online tanto quanto possível. Além disso, eles evitam as filas e poupam o tempo das pessoas.

CRLV e CRV

Como o próprio nome já diz, o CRV (Certificado de Registro de Veículo) é o registro do automóvel. Por sua vez, o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo) é o licenciamento anual.

O CRV comprova que o veículo foi registrado junto ao Detran. Por sua vez, o CRLV comprova que o veículo está em condições de trafegar nas ruas e estradas do Brasil.

Leave a Reply

quinze + quatro =