Detran SP – São Paulo – Consulta, CNH, IPVA, Telefone, Atendimento

Está à procura de informações sobre o Detran SP? Aqui no Detran Vias, você encontrará todos os meios disponíveis para falar com esse órgão. Ao longo deste texto, serão mostradas as seguintes informações: simulado, CNH, IPVA, telefone, ouvidoria, site, e-mail e muito mais.

Qual é o endereço do Detran SP?

O principal endereço do Detran SP fica na Avenida do Estado, 900, Bom Retiro – próximo à estação Armênia do Metrô – CEP: 01108-000. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h e, aos sábados, da 7h às 13h.

Qual é o telefone do Detran SP?

O telefone da central de atendimento do Detran SP é 0300 101 3333 (interior do estado) ou (11) 3322-3333 (capital do estado). Por meio desses contatos, você pode tirar dúvidas sobre qualquer assunto ligado a esse órgão. É possível falar sobre multas, documentos dos veículos, agendar atendimentos, entre outras coisas.

Qual é o e-mail do Detran SP?

Primeiramente, é bom ressaltar que o Detran paulista não envia mensagens de e-mail para ninguém, seja qual for o motivo. Ou seja, se você receber um e-mail em nome desse Detran, apague imediatamente, pois isso pode trazer um vírus para seu computador ou celular.

Caso você queira enviar mensagens para o Detran SP, utilize o formulário de contato do Poupatempo. Nessa página, você poderá falar sobre CNH e outros serviços ligados ao Detran paulista.

Ao preencher o formulário, será preciso digitar um telefone para contato, seu endereço completo e o número do seu Renavam. Ao fornecer essas informações, o seu atendimento será feito com mais agilidade.

Qual é a ouvidoria do Detran SP?

Para falar com a ouvidoria do Detran SP, envie um e-mail para [email protected] Por sua vez, se quiser falar com a Rede de Ouvidorias do Estado de São Paulo, escolha a opção que for mais útil para você.

A ouvidoria é o último recurso possível para reclamar com alguma empresa. Por isso, este setor só deve ser acionado após um contato prévio com o setor de atendimento da empresa reclamada. Quando a ouvidoria não consegue resolver o problema de um cliente, ele se vê obrigado a acionar a justiça.

Qual é o site do Detran SP?

Na plataforma, é possível ver os contatos desse órgão, falar com os setores de atendimento e conhecer um pouco mais sobre a instituição. Ademais, é possível ver notícias, conhecer programas e ações e ver informações sobre infrações de trânsito.

Qual é o simulado do Detran SP?

O simulado do Detran SP ajuda o aluno a se preparar para a prova teórica desse Detran. Com isso, ele terá uma base melhor para tirar ou renovar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao acessar o simulado do Detran paulista, você poderá escolher entre simulados voltados para 1ª habilitação ou simulados voltados para renovação de CNH. Os testes possuem 30 questões e duram 40 minutos.

Consulta Detran SP

Ao acessar a consulta de veículos, você poderá escolher entre as opções “Registro de furto/roubo” ou “Débitos, restrições e vistorias”.

Para acessar a primeira opção, digite a placa do seu veículo. Para acessar a segunda opção, digite a placa e o Renavam de seu automóvel. Em ambos os casos, é preciso marcar a caixinha “Eu não sou um robô”.

Como consultar o IPVA no Detran SP?

Para verificar o IPVA no estado de São Paulo, é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda. Depois disso, é preciso digitar o número da placa e do Renavam do automóvel. Nesse site, também é possível saber se pessoas com deficiência (PCD) continuarão sem pagar o IPVA ou se haverá alguma mudança nas leis quanto a isso.

Como calcular o valor do IPVA?

O IPVA é calculado com base no valor do veículo na tabela FIPE. Esse valor é multiplicado pela alíquota que, no estado de São Paulo, é a seguinte:

  • 4% para veículos que usam gasolina ou são bicombustíveis;
  • 3% para veículos que usam eletricidade, gás, álcool ou alguma mistura entre esses componentes (veículos adquiridos até 14/01/2021);
  • 4% para veículos que usam eletricidade, gás, álcool ou alguma mistura entre esses componentes (veículos adquiridos a partir de 15/01/2021);
  • 4% para picapes de cabine dupla;
  • 2% para utilitários de cabine simples, ônibus, micro-ônibus, motonetas, quadriciclos e similares;
  • 1,5% para caminhões.

Em algumas situações, o cálculo do IPVA é feito de um modo diferente. Quando o veículo é novo, o valor do IPVA é proporcional à quantidade de meses em posse do carro no ano.

Por exemplo, quando alguém compra um automóvel no mês de agosto, ele paga 5/12 da tarifa total do imposto. Vale lembrar que o imposto é calculado a partir da data de registro do veículo.

Se o veículo for furtado ou roubado, é preciso inscrevê-lo no sistema de furtos e roubos. Assim, não haverá cobrança de IPVA até que o veículo seja recuperado.

Quando o veículo sai de circulação (casos de baixa no veículo), esse imposto é cobrado de forma proporcional. Ou seja, após a confirmação da baixa, não haverá cobrança de qualquer taxa de IPVA.

Como não são veículos automotores, veículos semirreboques ou reboques não precisam pagar IPVA. Os veículos oficiais também se enquadram nessa isenção. Para caminhões, o IPVA é calculado com base no veículo e no valor da carroceria.

Como consultar multas no Detran SP?

Ao acessar a consulta de veículos, você poderá escolher entre consultar as multas do seu próprio veículo ou consultar as multas do veículo de outra pessoa. Em ambos os casos, é preciso ter o número da placa e do Renavam do veículo acessado.

Agendamento Detran SP

Para agendar um atendimento no Detran paulista, entre no site AgendaSP. Depois disso, escolha a opção “Serviço de veículos” e marque a data e o horário do seu atendimento. Você também pode consultar qual unidade do Detran/SP fica mais perto da sua região.

Licenciamento Detran SP

O Licenciamento do Veículo é um documento obrigatório por lei. Sem esse documento, o veículo não possui permissão para circular. A renovação do Licenciamento deve acontecer anualmente, após o pagamento de uma taxa para o Detran. Depois que o pagamento for feito, é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Para fazer o pagamento desse documento, é preciso ter o número da placa e o código Renavam do veículo. Ambas as informações podem ser encontradas no próprio CRLV.

Resultado Detran SP

Para consultar os resultados de suas provas no Detran SP, digite o seu CPF e o número de sua CNH. A partir daí, basta escolher entre as opções disponíveis e ver os resultados de suas provas.

Qual é a avaliação do Detran SP no Reclame Aqui?

Para reclamar sobre o Detran SP no Reclame Aqui (RA), o primeiro passo é fazer o cadastro gratuito no site. Depois disso, digite o seu texto e explique qual é o motivo da sua reclamação.

Numa escala de 0 a 10, a avaliação geral do Detran SP no site Reclame Aqui é tão ruim que sequer possui nota. Por conta disso, o Reclame Aqui classifica esse órgão público como “não recomendado”. Entre abril de 2018 e abril de 2021, o Detran/SP recebeu 12399 reclamações e respondeu apenas 4084. Isso corresponde a 32,9% de reclamações respondidas.

Se analisarmos o período entre janeiro e dezembro de 2020, esse órgão público recebeu 5506 reclamações e não respondeu nenhuma delas. Devido a essa ineficiência para resolver reclamações, o Detran/SP é uma das piores empresas avaliadas pelo RA.

Resumo dos contatos do Detran/SP

Canais de atendimentoMeios de contato
TelefoneInterior do estado: 0300 101 3333; Capital do estado: (11) 3322-3333
Facebookhttps://pt-br.facebook.com/detransp/
Instagramhttps://www.instagram.com/detranspoficial/?hl=pt-br
Twitterhttps://twitter.com/detransp?lang=pt
E-mailhttps://www.sgmc.poupatempo.sp.gov.br/FormEletrDetranVeiculos.aspx; [email protected]
WhatsAppNão possui
Ouvidoriahttps://www.ouvidoria.sp.gov.br/Portal/ComoPossoAjudar.aspx?cod_prestador=250
CNPJ08.872.369/0001-04

Quais são as redes sociais do Detran SP?

O Detran SP é um órgão estatal que acompanha o avanço da tecnologia. Por conta disso, ele é muito atuante nas redes sociais. Por meio de canais como Facebook, Twitter e Instagram, é possível falar diretamente com os setores de atendimento dessa empresa.

Para acessar as redes sociais desse órgão, escolha um dos links a seguir:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter.

Mais informações sobre o Detran SP

Renavam

Renavam é o documento de identificação do automóvel, como se fosse uma espécie de RG. Em outras palavras, esse documento é o Registro Nacional do veículo. Com o número desse documento, é possível conhecer todo o histórico do automóvel.

Por conta disso, ao consultar o Renavam, você pode acessar informações sobre as características do veículo, multas, placas, licenciamentos, mudanças de propriedade, roubos, furtos, entre outras coisas.

Esse documento é liberado logo após o veículo ser registrado no Detran. Inclusive, a solicitação do Renavam deve acontecer logo após a compra do automóvel. Além disso, ele é sempre necessário nos momentos em que houver alguma consulta sobre o veículo.

Ao entrar no site do órgão, é possível consultar todas as informações do automóvel por meio do Renavam.

CNH

Todos os procedimentos ligados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem ser feitos junto ao Detran SP. É função desse órgão formar novos condutores e emitir esse documento. Ademais, também é função dele renovar a CNH de alguém ou emitir uma segunda via.

No site do Detran SP, você encontra todas as informações necessárias para solicitar ou renovar a CNH. Ademais, é possível agendar cada etapa do processo e acompanhar o seu andamento.

Nesse site, também é possível verificar a situação da CNH, saber se ela perdeu pontos e solicitar uma autorização para exercer trabalho remunerado. Essa autorização é importante, pois as exigências legais são diferentes das leis feitas para o condutor comum.

Serviços online

Quase todos os serviços do Detran SP podem ser solicitados pela web. Além disso, é possível usar o site desse órgão para fazer o agendamento dos serviços presenciais.

Nesse site, é possível baixar muitos documentos para impressão ou para uso como PDF. Inclusive, o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo) está disponível digitalmente.

Em resumo, os serviços online fornecidos pelo Detran/SP tornam o atendimento mais simples e oferecem mais comodidade para seus usuários. Além disso, durante a pandemia causada pela Covid-19, o serviço online se torna ainda mais importante, pois evita aglomerações e exposições desnecessárias.

Portanto, o ideal é usar esses serviços online tanto quanto possível, pois eles reduzem as filas e poupam o tempo das pessoas.

CRLV e CRV

Como o próprio nome já diz, o CRV (Certificado de Registro de Veículo) é o registro do automóvel. Por sua vez, o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo) é o licenciamento anual.

O CRV comprova que o veículo foi registrado junto ao Detran. Por sua vez, o CRLV comprova que o veículo está em condições de trafegar nas ruas e estradas do Brasil.

O Departamento de Trânsito de São Paulo cuida do registro e da renovação desses documentos.

Leave a Reply

dois + 1 =