Site Detran MG – Seguro DPVAT, CNH, Licenciamento, Multas

Site Detran MG

Site Detran MG – Seguro DPVAT, CNH, Licenciamento, Multas

Se você procura informações sobre o site Detran MG, você veio ao lugar certo. Isso pois esse texto se destina a mostrar informações detalhadas sobre esse serviço.

Na verdade, serviços, visto que o Detran MG é bastante completo. Logo, nosso foco, serão as informações sobre o Seguro DPVAT e restituição de valores. Fique com a gente para saber mais e tenha uma boa leitura.

COMO EU ACESSO O SITE DO DETRAN MG

Através desse link, você poderá ter acesso a esse órgão tão importante ao trânsito mineiro. Logo de início, no portal, você conseguirá pesquisar informações sobre todos os serviços a que tem direito. Como o seguro DPVAT e o licenciamento, por exemplo.

Além disso, no site do Detran MG, você consegue conhecer um pouco mais sobre as outras atribuições do órgão. Em resumo, além de útil, ele é bastante informativo.

COMO CONSULTO A SITUAÇÃO DO MEU VEÍCULO

Existe um formulário eletrônico para esse tipo de consulta no site do Detran MG. E ele é bastante intuitivo. No entanto, merece uma explicação.

A primeira informação que deve constar aqui é a chapa do seu veículo. Além disso, não se esqueça da numeração do chassi. Ambas informações podem ser encontradas no seu CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Após o preenchimento, você precisará resolver um captcha. E, em seguida, clicar em Pesquisar.

INFORMAÇÕES SOBRE A CNH NO SITE DO DETRAN MG

Chamada, somente, de carteira de motorista, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o documento mais importante de um condutor. Isso pois ela comprova que você está apto a conduzir o veículo em que se encontra.

Ela existe, apenas, para veículos terrestres. Assim, para outros tipos de condução, existem outras permissões.

No entanto, dirigir sem a devida habilitação é uma infração gravíssima. Por isso, vamos mostrar mais informações sobre a CNH.

COMO EU ACOMPANHO A ENTREGA DA HABILITAÇÃO NO SITE DETRAN MG?

É possível a você acompanhar a entrega da sua CNH. Para isso, você deve utilizar os serviços dos Correios. Esse serviço, também, serve para você acompanhar o andamento da sua PID (Permissão Internacional para Dirigir).

O Detran MG possui o link para o monitoramento desse serviço. Para tal, você deve digitar o seu CPF e a sua data de nascimento e clicar em Consultar.

O Que É o Prontuário da Renovação da CNH?

Esse se trata de um documento com informações da CNH do condutor mineiro. Para ter acesso a esse documento, você deve:

  • Entrar no site do Detran MG e preencher o formulário com sua data de nascimento e CPF;

  • Clicar em Solicitar para emitir a DAE (Documento de Arrecadação Estadual);

  • Pagar a taxa referente ao DAE, preencher novamente, o formulário e, por fim, clicar em Solicitar. Em seguida, o documento será emitido. Essa taxa é pagável em qualquer um dos bancos credenciados.

 

COMO EMITO O CRLV NO SITE DO DETRAN MG?

O CRLV é um documento estadual, referente ao seu veículo. Para obtê-lo, você precisa:

  • Acessar o site do Detran MG e preencher o formulário eletrônico com a placa, o seu CPF (ou CNPJ, se for o caso) e o Renavam;

  • Passar pela verificação de atividade humana;

  • Imprimir o CRLV exposto na tela.

No entanto, é importe frisar que o proprietário não pode ter pendências no IPVA. Assim como no seguro obrigatório, multas e TRLAV (Taxa de Renovação do licenciamento Anual do Veículo). Além de restrições administrativas ou judiciais.

COMO VERIFICO A SITUAÇÃO DO VEÍCULO JUNTO AO DETRAN MG?

Existem diversas formas de fazer esse tipo de consulta no site. As mais comumente usadas são:

Consultar a situação do seu veículo

Essa opção está disponível no site do Detran MG, através de formulário eletrônico. É preciso preencher ele com o número da chapa e do chassi. Essas informações podem ser achadas no seu CRLV.

Depois disso, você deve preencher o captcha, na tela seguinte. E, por fim, clicar em Pesquisar.

Consultar veículo não licenciado

Esse é outro tipo de pesquisa disponível no site do Detran MG. O formulário é bastante semelhante. Inclusive como uma verificação de atividade humana, antes de clicar em Pesquisar.

COMO EU EMITO BOLETO DE MULTA?

Esse documento, também, está disponível através de formulário eletrônico no site do Detran MG. Após preenchê-lo, basta clicar em Avançar.

Em seguida, você verá todas as multas relativas ao seu carro. Essas podem ser impressas e pagas, uma a uma.

COMO VERIFICAR OS IMPEDIMENTOS

Para que você tenha acesso a eventuais impedimentos, você deve acessar o sistema de Informações do Detran MG. Ele funciona para impedimento emitidos por autoridades policiais ou operadores do direito. Os principais impedimentos são:

  • Furto e roubo;

  • Impedimento administrativo;

  • Apropriação indébita;

  • Impedimento de depositário fiel.

     

COMO CONSULTAR TAXAS, IPVA E SEGURO DPVAT NO SITE DETRAN MG

Existem diversas taxas que incidem sobre um veículo novo ou usado. Dentre elas, as principais são:

TAXA DE LICENCIAMENTO ANUAL

Elas se referem ao CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos). Ele é obrigatório e identifica um veículo entre outros. Assim, você não deve conduzir sem ele.

Esse licenciamento é feito de maneira automática, através do pagamento anual das taxas. O valor dela, em 2021, em Minas Gerais, é d R$ 112,40, reajustado a cada ano. No entanto, o pagamento, deste ano, foi até o dia 31 de março.

SEGURO DO TRÂNSITO (DPVAT)

Sua sigla significa Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Ele foi criado em 1974, como forma de indenizar vítimas de acidentes de trânsito.

Isso sem apontar culpados e sem discriminar as vítimas. Assim, é encarado como um seguro de caráter social. Ele cobre morte, invalidez e despesas médicas e hospitalares.

PARCELAMENTO DE DÉBITOS SOBRE VEÍCULOS

O Detran de MG possui centenas de postos de atendimento no estado. Todos eles autorizados ao recebimento de dívidas, como multas e outros débitos relativos ao veículo. Os custos são informados no momento do parcelamento e variam de opção para opção.

No entanto, os juros são os mesmos que são praticados no mercado. E podem ser parcelados em, até 3 cartões de crédito. E, assim que feito o parcelamento, o veículo será considerado regularizado.

Assim, as guias, referentes ao parcelamento devem ser emitidas com antecedência. E devem ser pagas até as 18 h do dia do vencimento.

EMISSÃO DE TAXAS DE SERVIÇOS

Cada serviço prestado pelo Detran MG possui uma taxa específica. Essas podem ser consultadas no site do órgão.

ISENÇÃO DE TAXAS

Existe a possibilidade de você ser isento de taxas diversas no Detran MG. No entanto, esse recurso não cabe ao órgão. E, sim, à Receita Federal. Logo, você deve entrar em contato com a Secretaria para pleitear a sua isenção.

Restituição de taxas

Além da isenção, todas as pessoas podem exigir restituição de valores, pagos ao governo, que julgam indevidos. Nesses casos, o pedido pode ser feito, diretamente, ao Detran MG. Com as devidas orientações da Secretaria de Estado da Fazenda.

CONCLUSÃO SOBRE O DETRAN MG

A importância do site do Detran MG é enorme, visto que preza pela rapidez e facilidade. Além de buscar informar as pessoas acerca de seus direitos e das atribuições do órgão. Isso sempre visando o atendimento online, para facilitar a vida de condutores e proprietários.

Apaixonado por carros e assuntos que envolvem informações automobilísticas.

One Response

  1. blank Marcos vinicius de oliveira da silva 6 de setembro de 2021

Deixe o seu comentário

cinco × quatro =