Site Detran MG – Seguro DPVAT, CNH, Licenciamento, Multas

Site Detram MG

Está à procura de informações sobre o site Detran MG? Ao longo deste texto, você verá informações importantes sobre essa plataforma.

Ademais, você também aprenderá sobre Seguro DPVAT e restituição de taxas. Leia este texto e entenda um pouco melhor o site Detran MG.

Como acessar o site Detran MG?

No site Detran MG, você encontra diversas informações sobre esse órgão. É possível pesquisar sobre infrações de trânsito, carteira de habilitação, educação no trânsito, contatos do órgão, entre outras coisas. Em resumo, o site Detran MG oferece muitas informações relevantes.

Consultar situação do veículo

Para ver a situação de seu veículo em Minas Gerais, é necessário preencher o formulário eletrônico do Detran MG.

Nesse formulário, será preciso digitar a placa de seu veículo e o número de seu chassi, informações que podem ser encontradas no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Após preencher o formulário, digite o código captcha e clique em “Pesquisar”.

Habilitação no site Detran MG

Popularmente chamada de carteira de motorista, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento oficial que, no Brasil, tem a função de atestar a aptidão de um cidadão para conduzir automóveis terrestres.

Dirigir sem esse documento é proibido por lei. A seguir, veja mais informações sobre a CNH:

Acompanhar entrega de CNH no site Detran MG

Para acompanhar a entrega da sua CNH, é preciso utilizar os Correios. Além de monitorar a entrega da CNH, o link acima também serve para assuntos ligados a 2ª via da CNH e a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Ao acessar a página de acompanhamento do Detran MG, é necessário digitar o CPF e a data de nascimento do condutor. Depois disso, clique em “consultar” e veja a informação mostrada.

Renovação da CNH – Prontuário

O prontuário é um documento informativo que contém as informações da CNH do condutor registrado no Detran MG.

Para conseguir esse documento, siga os passos abaixo:

  • Para obter a certidão de prontuário, preencha o formulário eletrônico do site Detran MG com seu CPF e data de nascimento;
  • Aperte “solicitar” e veja o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) ser emitido;
  • Após pagar a taxa, o usuário do site deve preencher novamente o formulário eletrônico e clicar em “solicitar”. Depois disso, o documento será emitido.

Vale ressaltar que a taxa deve ser paga em um dos bancos credenciados.

Como imprimir CRLV MG

Para fazer a emissão do CRLV MG, siga os passos abaixo:

  • Acesse o formulário eletrônico do Detran MG e preencha a placa, Renavam, CPF ou CNPJ e o CRV; 
  • Marque o re-captcha e depois clique em “Avançar”; 
  • O CRLV será mostrado na tela.

Para imprimir o CRLV, o proprietário deve estar com todos os débitos do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), seguro obrigatório, Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas pagos. Além disso, o veículo não pode ter nenhuma restrição judicial ou administrativa.

Situação do veículo no site Detran MG

Existem algumas manobras muito interessantes para consultar a situação do seu veículo. A seguir, veja quais são:

Consultar situação do veículo

Para ver a situação de seu veículo em Minas Gerais, é necessário preencher o formulário eletrônico do Detran MG. Nesse formulário, será preciso digitar a placa de seu veículo e o número de seu chassi, informações que podem ser encontradas no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Após digitar o código captcha, clique em “Pesquisar”.

Consultar motivo: veículo não licenciado

Para fazer essa consulta, preencha o formulário eletrônico do Detran MG. Depois disso, marque a caixinha “Não sou um robô” e clique em “Pesquisar”.

Emitir boleto de multa

Para fazer a emissão do extrato de multas, preencha o formulário eletrônico do Detran MG e clique em “Avançar”. Depois disso, todas as multas ligadas ao veículo consultado serão exibidas. Para obter o boleto para pagamento, clique no ícone da impressora, que fica do lado direito de cada multa.

Impedimentos

Para acessar os possíveis impedimentos do seu veículo, você pode consultar no site Detran e veja o Sistema de Informações da plataforma. Os impedimentos de um veículo podem ser determinados por autoridades policiais, juízes e promotores de justiça.

Com relação a investigações criminais, os principais impedimentos são:

– Impedimento de Furto e Roubo;
– Impedimento Administrativo;
– Impedimento de Apropriação Indébita;
– Impedimento de Depositário Fiel.

Taxas / IPVA / seguro DPVAT no site Detran MG

Ao comprar um carro, é muito importante entender quais taxas e impostos deverão ser pagos. Dessa forma, você não correrá o risco de perder o seu automóvel devido a problemas com a justiça. A seguir, veja informações mais detalhadas sobre este tema:

Taxa de Licenciamento Anual

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é o documento obrigatório que identifica e registra um veículo. Por conta disso, nenhum motorista deve guiar seu automóvel sem ele.

O licenciamento é feito de forma automática, mediante o pagamento das obrigações anuais ligadas a propriedade do veículo. Em Minas Gerais, o valor da Taxa de Licenciamento Anual para 2021 é de R$ 112,40. Contudo, o prazo para pagamento acabou no dia 31/03/2021.

Seguro do trânsito (DPVAT)

Criado em 1974, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) visa indenizar vítimas de acidentes de trânsito sem apontar culpados, sejam eles pedestres, passageiros ou motoristas. Por isso, pode-se dizer que o DPVAT possui caráter social.

O DPVAT trabalha com três tipos de coberturas de seguros: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS).

Parcelamento de Débitos Incidentes sobre Veículos

O Detran MG já possui mais de 100 postos de atendimento em todo o estado para o pagamento parcelado de multas, impostos e outros débitos ligados aos veículos.

Detran MG ressalta que os custos dessas operações podem variar de acordo com a opção de parcelamento que for escolhida. Inclusive, o custo será informado no momento da transação sobre os valores.

Os juros do parcelamento de multas são os mesmos praticados pelo mercado. Caso prefira, o cidadão pode utilizar até três cartões de crédito para efetuar o pagamento das parcelas. A empresa credenciada quitará os débitos à vista para os cofres públicos, isso deixará o veículo do cidadão regularizado.

As guias de pagamento devem ser emitidas com antecedência. Na data de vencimento dos débitos, o horário limite para pagamento parcelado é 18h. Você pode consultar mais informações, no site Detran MG.

Emissão de taxas de serviços

Para saber o valor das taxas de serviço do Detran MG, é preciso acessar o site da instituição e ver o preço de cada serviço.

Isenção de taxas

A função do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran MG) é apenas processar o registro do veículo. Descontos ou isenções de impostos devem ser tratados exclusivamente com a Receita Federal ou com a Receita Estadual.

Restituição de taxas

Todo cidadão pode exigir a restituição de valores pagos de forma indevida para o governo. Você pode pedir a restituição no site Detran MG e veja as orientações da Secretaria de Estado de Fazenda.

Conclusão sobre o site Detram MG

O site Detran MG é muito importante, pois permite que as pessoas resolvam assuntos ligados ao Detran de forma rápida e simples. Ademais, o site oferece informações relevantes sobre as regras e as taxas ligadas ao trânsito nacional. Em resumo, o site Detran MG facilita a vida das pessoas, pois evita que elas tenham que se deslocar até a sede da instituição.

One Response

  1. blank

Leave a Reply

4 + 4 =