Telefone Detran MG – SAC 0800, Atendimento, Reclamação, Ouvidoria

Telefone Detran MG

Telefone Detran MG – SAC 0800, Atendimento, Reclamação, Ouvidoria

Se você está em busca do telefone do Detran MG, você o encontrará aqui no Detran Vias. Aqui, nós mostraremos todas as maneiras de você entrar em contato com a empresa.

Além dos telefones 0800, serão exibidas outras maneiras de você falar com a empresa. Independentemente da razão do seu contato. Assim, falaremos do chat da empresa, de sua ouvidoria, do e-mail e muitas outras maneiras. Fique conosco para saber mais.

QUAL É O TELEFONE DO DETRAN MG?

Essa é a principal forma de contato com o Detran MG. Assim como o é com qualquer empresa. Se você está falando do estado de Minas Gerais, basta ligar para 155. Ou, então, (31) 3069 6601, se estiver falando de outros estados.

Além disso, existe um telefone para pessoas com deficiência auditiva ou de fala. Trata-se do 0800 200 155 e, como você deve ter notado, ele é gratuito.

Esses três telefones possuem um amplo horário de atendimento. Atendem de segunda-feira à sexta-feira, das 7 h às 19 h. E, das 8 h às 15 h, aos sábados. Para qualquer tipo de contato, desde informações, até reclamações.

QUAL É O SITE DO DETRAN MG?

O site do Detran MG é o ponto central de contato com o órgão. Isso pois ele apresenta diversas informações sobre ele. Tanto de seus serviços quanto de suas atribuições.

Assim, falando de serviços, todos os serviços que são prestados presencialmente, podem ser encontrados aqui. Sem pagar a mais por isso e com muito mais praticidade e rapidez.

Além disso, é possível fazer diversas consultas no site do Detran MG. Como a consulta à sua CNH e à documentação do seu veículo. Além de informações sobre a educação no trânsito e sobre a legislação.

Além disso, todas as formas de contato com o Detran MG estão listadas em seu site. Assim como descrevemos nesse artigo.

Ou seja, o site possui diversos usos para quem possui um veículo. Ou para quem, simplesmente, é condutor.

QUAL É O E-MAIL DO DETRAN MG?

Caso você precise entrar em contato com o Detran MG via e-mail (para enviar um documento, por exemplo), pode fazê-lo através do [email protected]. E existem diversas ocasiões onde o seu uso é o mais indicado.

Como, por exemplo, a mudança ou acréscimo de categoria. Assuntos relacionados aos CFCs de Belo Horizonte e pautas vencidas de candidatos.

Lembrando, no entanto, que o Detran MG também lida com habilitações para estrangeiros. Se esse for o seu caso, o e-mail, específico, é [email protected].

TELEFONE DETRAN MG – QUAL É O TELEFONE DA OUVIDORIA?

Não existe ouvidoria dentro do Detran MG. Apesar de essa seção ser bastante comum em órgãos estaduais. Sendo assim, você deve recorrer aos canais internos e administrativos que mencionamos nesse texto.

Mesmo assim, se você não for atendido, ainda existem opções. No entanto, elas só devem ser acionadas caso as outras se esgotem. A mais comum delas é o PROCON. E, caso esse não adiantar, você pode recorrer a um Juizado Especial para fazer valer seus direitos.

QUAIS AS REDES SOCIAIS DO DETRAN MG?

Como as redes sociais fazem parte de nossas vidas, o Detran MG não pode ignorá-las. E, de fato, possui um excelente trabalho nelas. Assim, se mostram como ótimos canais de atendimento. O Detran MG conta com:

  • Facebook;

  • Twitter;

  • Instagram;

  • YouTube.

TELEFONE DETRAN MG – COMO FAZER UMA RECLAMAÇÃO DO ÓRGÃO?

Por melhor que seja uma empresa ou órgão público, ele não acertará sempre. Ou, então, possuirá um aspecto de seu trabalho que não domina tão bem. Nesses casos, você, como condutor ou proprietário, pode se sentir lesado junto ao Detran MG, no caso.

Assim, existem diverso canais para se fazer reclamações sobre o Detran MG. Basicamente, são os mesmos que já listamos aqui. No entanto, cada um deles merece uma explicação especial e detalhada.

RECLAMAÇÃO DO DETRAN MG NO PROCON

Como dissemos, o Programa Estadual de Proteção e defesa do Consumidor (PROCON) deve ser acionado, caso os outros canais de atendimento já tenham sido esgotados. No entanto, é sempre interessante saber como ele funciona.

Lembrando que ele não atende, apenas, a solicitações de condutores do Detran MG. Mas de qualquer empresa que tenha lesado o consumidor. E, apesar do nome, ele pode estar subordinado tanto ao estado quanto ao município onde se localiza.

De qualquer forma, ele trabalha para garantir os seus direitos. Sua função é intermediar e acompanhar as relações entre empresas e consumidores.

E, na maior parte das vezes, você é atendido pessoalmente. Porém, pode ser utilizado e-mail, telefonemas ou correspondência comum para instruir ou dar prosseguimentos nos processos.

Além da função administrativa, o PROCON possui a função de mediar conflitos. Assim, pode guiar decisões judiciais.

COMO RESOLVER RECLAMAÇÕES NA JUSTIÇA COMUM?

E, falando nisso, existe o caminho da justiça comum. Geralmente, ela é acionada quando o PROCON não resolve o seu problema de maneira satisfatória.

Assim, caso você tenha uma ação contra o Detran MG, terá de ir ao Tribunal de Justiça do Estado. E, independentemente da sua causa, você deve contratar um advogado. Aqui, a velocidade do processo varia muito de caso a caso.

RECLAMAÇÕES NAS REDES SOCIAIS DO DETRAN MG

As redes sociais mais indicadas são o Facebook, o Twitter e o Instagram do Detran MG. Lá é possível mandar mensagens de maneira privada à empresa.

No entanto, é preferível procurar os canais oficiais da empresa. Ou canais externos, como o Reclame Aqui, o Consumidor.gov ou PROCON, como citamos antes.

Esses funcionam como ferramentas de pressão. No entanto, o Reclame Aqui não costuma receber muita atenção do Detran MG. E, em todos os casos, independente do canal e da reclamação, é importante manter o respeito na sua solicitação.

Isso pois, mesmo sendo a parte vulnerável, a honra do órgão é tão protegida quanto a sua. E qualquer ataque direto é passível de punição. Deve-se manter o respeito antes de acionar qualquer entidade.

DETRAN MG NO RECLAME AQUI

O Reclame Aqui é uma ferramenta de pressão, como dissemos. Assim, o primeiro passo para usá-la é o cadastro gratuito no site. E o Segundo é procurar a empresa e fazer a reclamação.

O Detran MG não possui avaliações no site. Assim, é classificado como Não recomendado. Além disso, ele, desde 2018, quando foi criado o seu perfil, não respondeu a nenhuma reclamação.

Assim, não recomendamos utilizar esse canal. Sendo assim, as melhores alternativas são as já citadas. Tanto internas quanto externas ao órgão.

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) são parte importante do Poder Executivo da Unidade Federativa onde estão instalados. Assim, eles fiscalizam o trânsito terrestre, em sua totalidade, dentro dos limites do estado.

Existem várias atribuições inerentes ao órgão. A primeira, como já explicamos é garantir que o Código de Trânsito Brasileiro seja cumprido. E punir (especialmente com multas), caso ele não seja.

Além disso, o próprio Detran possui alguma liberdade para determinar algumas normas, referentes ao trânsito no estado. Desde que não se oponham às federais.

Além disso, ele avalia as capacidades de um condutor possuir sua CNH. E fazem a verificação periódica para a sua manutenção. Tanto diretamente, quanto por empresas credenciadas.

Por fim, o Detran fiscaliza e credencia despachantes e outros viabilizadores do trânsito. E, também exerce essa função diretamente, emitindo diversos documentos. Tanto o Detran MG quanto os outros órgãos espalhados por todo o país.

Apaixonado por carros e assuntos que envolvem informações automobilísticas.

Deixe o seu comentário

15 + 9 =